Repórter
Publicado em 23 de maio de 2025 às 12h40.
Última atualização em 23 de maio de 2025 às 12h43.
A Braskem (BRKM5) subia cerca de 7% às 12h38, no horário de Brasília, após a notícia de que o empresário Nelson Tanure havia feito uma oferta pela empresa.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Tanure apresentou recentemente uma oferta para a aquisição da Braskem, a maior e mais endividada petroquímica da América Latina.
Atualmente, a empresa está sob controle da Novonor (antiga Odebrecht), que detém 50,1% das ações com direito a voto, enquanto o restante pertence à Petrobras.
No primeiro trimestre deste ano, a Braskem apresentou uma dívida líquida de US$ 6,6 bilhões, um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. Essa rápida piora no quadro financeiro da empresa torna o processo de negociação e a viabilidade da recuperação ainda mais complexos.
Para que o controle da Braskem seja alterado, é indispensável que haja um acordo com os bancos credores, entre eles Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e BNDES. A Novonor deve permanecer com aproximadamente 5% do capital da companhia.