Mercados

Bovespa sobe com crescimento da economia chinesa

O PIB chinês cresceu no ritmo mais intenso do ano no trimestre passado


	Painel da Bovespa: às 10h05, o Ibovespa subia 0,39%, aos 55.571,95 pontos
 (BM&FBovespa/Divulgação)

Painel da Bovespa: às 10h05, o Ibovespa subia 0,39%, aos 55.571,95 pontos (BM&FBovespa/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 11h09.

São Paulo - Às vésperas do vencimento de opções sobre ações e em meio a dados favoráveis da economia chinesa, a Bovespa abriu esta sexta-feira, 18, retomando a trajetória de alta, interrompida na quinta-feira, 17, após seis pregões seguidos de ganhos.

As ações da Vale devem ser o destaque do dia, diante da aceleração do ritmo de crescimento econômico da China, mas a desaceleração nos dados mais recentes traz certa cautela.

Petrobras também deve sofrer influência da disputa entre comprados e vendidos à luz do exercício da próxima segunda-feira. Às 10h05, o Ibovespa subia 0,39%, aos 55.571,95 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu no ritmo mais intenso do ano no trimestre passado, em +7,8% ante igual período de 2012, o que representa uma aceleração em relação aos 7,5% registrados no segundo trimestre de 2013. O resultado confirmou as expectativas. Contudo, os dados de setembro sobre produção industrial e vendas no varejo, +10,2% e +13,3%, respectivamente, em relação a um ano antes, já sugerem que a atividade econômica chinesa pode voltar a perder um pouco de força nesta reta final do ano.

De qualquer forma, a confirmação do bom desempenho da economia chinesa impulsiona as principais commodities metálicas e também as bolsas internacionais e deve influenciar os negócios com as ações da Vale. A mineradora foi na contramão do mercado acionário doméstico ontem, com ganhos acima de 1%, já sob a influência do exercício de opções sobre ações. "Hoje deve continuar tendo zeragem de posição, o que provoca uma 'corrida' entre os investidores, podendo puxar esses papéis para cima", comenta um operador.

Já nos Estados Unidos, após o recorde histórico alcançado pelo S&P 500 ontem, os índices futuros das Bolsas de Nova York exibem sinais de acomodação. Ainda por volta das 10h05, o S&P 500 avançava 0,20%, no mercado futuro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento