Mercados

Bolsa alemã cria índice para empresas de inteligência artificial

Empresas do índice incluem Apple, Deutsche Telekom, Bank of America e Facebook

Deutsche Boerse anunciou o índice em uma conferência nos EUA de fundos transacionados em bolsa, e fez parceria com a Yewno (Getty Images/Getty Images)

Deutsche Boerse anunciou o índice em uma conferência nos EUA de fundos transacionados em bolsa, e fez parceria com a Yewno (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 18h13.

Frankfurt, Alemanha - A Deutsche Boerse lançou um índice que segue empresas líderes em inteligência artificial (IA) e que utiliza um algoritmo que afirma ser capaz de identificar as primeiras companhias que adotam essa tecnologia.

As empresas do índice incluem Apple, Deutsche Telekom, Bank of America e Facebook, informou a operadora alemã de bolsa nesta segunda-feira.

A bolsa alemã disse que encontrou uma maneira de identificar os registros de patente relacionados com IA para selecionar as 200 empresas que compõem o índice, chamado AI STOXX Global Artificial Intelligence Index.

As patentes são um indicador precoce de inovações em IA e o índice, o primeiro de seu tipo, ajudará os fundos que acompanham indicadores de empresas voltadas para a inteligência artificial, segundo a Deutsche Boerse.

"Os primeiros que adotarem a tecnologia hoje devem ser os líderes de amanhã em IA", afirmou em um comunicado Matteo Andreetto, diretor executivo do negócio de índice da Deutsche Boerse, STOXX. "Os investidores precisam de soluções para discernir o hype de uma oportunidade real."

A Deutsche Boerse, que anunciou o índice em uma conferência nos EUA de fundos transacionados em bolsa, fez parceria com a Yewno, uma empresa de IA com sede em Redwood City, Califórnia, para criar o índice.

A unidade Stoxx da Deutsche Boerse opera mais de 7.500 índices, incluindo o Euro Stoxx 50.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlemanhabolsas-de-valoresEmpresasMercado financeiro

Mais de Mercados

Totvs (TOTS3) compra Linx da Stone por R$ 3,05 bilhões

Queda no lucro da GM: tarifas de Trump adicionam US$ 1,1 bilhão em custos

Powell, relatório fiscal no Brasil e balanços nos EUA: o que move o mercado

Coca-Cola registra alta de 63% no lucro operacional, com estabilidade no Brasil no 2º tri