Invest

Assembleia da ONU e relatório de receitas e despesas: o que move os mercados

Lula participa de conferência sobre a Palestina em Nova York, enquanto o governo divulga a balança comercial e o relatório fiscal

Lula em Nova York: presidente chega para participar da Assembleia Geral da ONU (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Lula em Nova York: presidente chega para participar da Assembleia Geral da ONU (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 08h14.

A semana começa marcada por uma agenda cheia de indicadores econômicos no Brasil e no exterior, além de eventos políticos relevantes.

Nos próximos dias, investidores acompanham de perto a divulgação do PIB, do índice de preços de gastos com consumo (PCE) e dos PMIs nos Estados Unidos e na zona do euro.

No Brasil, o foco recai sobre a ata do Copom, o Relatório de Política Monetária, o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas e o IPCA-15.

Também deve ganhar destaque o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, 23. Os investidores também estão atentos a possibilidade de novas medidas da Casa Branca contra o Brasil.

No Congresso, estão em pauta a isenção do Imposto de Renda, a MP do tarifaço e a segunda fase da regulamentação da reforma tributária, enquanto a oposição mantém a pressão com a PEC da Blindagem e a Lei da Anistia.

No radar hoje

Nesta segunda-feira, 22, a agenda doméstica tem início às 8h25, com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central.

Às 15h, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulga a balança comercial semanal, e, no mesmo horário, o Ministério do Planejamento e Orçamento apresenta o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias.

No exterior, a agenda também é intensa. Às 9h30, sai o índice de atividade nacional de agosto do Fed de Chicago. Já às 10h45, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, participa de um painel.

Pouco depois, às 11h, será divulgado o índice de confiança do consumidor de setembro na zona do euro, enquanto nos Estados Unidos o presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, discursa em um evento.

Ao meio-dia, o presidente Lula tem um encontro em Nova York com o diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew.

Às 15h, Lula participa da Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina, convocada por França e Arábia Saudita, na sede da ONU.

No mesmo horário, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, discursa em um evento no Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:AçõesLuiz Inácio Lula da SilvaNova YorkONUbolsas-de-valoresBalança comercial

Mais de Invest

Pfizer negocia compra de fabricante de remédio contra obesidade para competir com Ozempic

Buffett encerra participação na chinesa BYD após 17 anos de investimento

Ouro bate novo recorde com investidores de olho em cortes de juros nos EUA

Japão na mira de Buffett: investidor amplia participação em um dos maiores conglomerados do país