Invest

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

O Airbnb reforçou a segurança em seu sistema após um tiroteio que aconteceu em 2019 em um imóvel reservado pela plataforma

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 19h01.

O Airbnb anunciou nesta segunda-feira que usará uma "tecnologia antifesta" para impedir que hóspedes utilizem a plataforma de forma inadequada durante o fim de semana de Halloween nos EUA e Canadá. O Dia das Bruxas é comemorado em 31 de outubro. O sistema do Airbnb avalia duração da estadia, tipo de propriedade e horário da reserva para bloquear pedidos considerados de “alto risco”.

“Somos pioneiros em medidas proativas para reduzir o risco de festas não autorizadas, e nossa tecnologia avançada para o Halloween é uma camada importante em um conjunto abrangente de políticas e ferramentas para dar suporte a anfitriões, hóspedes e comunidades locais, além de promover viagens responsáveis”, afirmou o Airbnb em comunicado.

Reservas bloqueadas

No ano passado, 38 mil pessoas nos EUA e 6,3 mil no Canadá tiveram reservas bloqueadas durante o Halloween. A tecnologia também já foi usada em vésperas de Ano Novo e feriados de verão, como Memorial Day e 4 de Julho. Desde que implantou a proibição de festas em 2020 para conter a disseminação da Covid, a taxa de eventos registrados caiu 50%, com a medida oficializada em 2022.

O Airbnb reforçou a segurança em seu sistema após um tiroteio que aconteceu em 2019 em um imóvel reservado pela plataforma - cinco pessoas morreram na tragédia. Na época, o CEO Brian Chesky proibiu “casas de festa” e passou a reprimir condutas abusivas de anfitriões e hóspedes.

Segundo a empresa, contas que violarem a política de festas podem ser suspensas ou banidas, e anfitriões podem contar com recursos como cordão de segurança 24 horas e sensores de ruído.

Acompanhe tudo sobre:AirbnbHalloween – Dia das Bruxas

Mais de Invest

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump

Bolsa argentina fecha em alta de quase 22% no 'day after' da eleição

Amazon prepara corte de até 30 mil funcionários, diz Reuters