Mercados

Ações europeias fecham em maior nível desde julho de 2011

Comentários do presidente Barack Obama impactaram positivamente o humor do mercado


	Bolsa de Valores de Frankfurt: o índice DAX superou o patamar de 7.475 pontos
 (©AFP / Daniel Roland)

Bolsa de Valores de Frankfurt: o índice DAX superou o patamar de 7.475 pontos (©AFP / Daniel Roland)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 15h39.

LONDRES - O indicador acionário europeu atingiu o maior nível de fechamento desde julho de 2011 nesta quinta-feira, sustentado por ações de mineração, devido ao otimismo de que os políticos dos Estados Unidos irão alcançar um acordo para evitar medidas de austeridade.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 1,09 por cento, a 1.121 pontos. Já o índice de blue chips Euro STOXX 50 ganhou 1,37 por cento, a 2.581 pontos.

Os mercados acionários foram sustentados por declarações do presidente norte-americano Barack Obama de que espera chegar a um acordo antes do Natal para evitar o abismo fiscal, aumentos tributários automáticos e cortes de gastos que podem afetar a economia dos Estados Unidos.

As ações de mineração, consideradas como um dos setores mais "arriscados" uma vez que é mais sensível do que outros a mudanças no sentimento econômico, tiveram a melhor performance. O índice de recursos básicos STOXX Europe 600 terminou com alta de 2,61 por cento.

"Está tudo se alinhando muito bem para um final de ano forte. Ainda é o modo de 'risco' para nós", disse o diretor de trading da MB Capital Marcus Bullus, para quem a ruptura do nível de 7.475 pontos do índice alemão DAX é um importante sinal positivo no curto prazo. O índice ficou em 7.400 pontos nesta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroDAXFTSE

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA