Invest

Ações da Eletrobras caem quase 7% após surpresa com provisões. Entenda

Estatal registrou queda de 66% no lucro líquido com provisões para empréstimos compulsórios subindo quase R$ 9 bilhões

Analistas recomendam compra da ação mesmo com provisões | Foto: Pilar Olivares/Reuters (Pilar Olivares/Reuters)

Analistas recomendam compra da ação mesmo com provisões | Foto: Pilar Olivares/Reuters (Pilar Olivares/Reuters)

BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 17 de novembro de 2021 às 11h30.

Última atualização em 18 de novembro de 2021 às 00h10.

As ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) estiveram entre as maiores perdas do Ibovespa nesta quarta-feira, 17, com investidores repercutindo os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2021.

A estatal registrou lucro líquido de 965 milhões de reais no período, uma queda de 66% na comparação anual. As ações ordinárias (ELET3) recuaram 6,63% no fechamento, enquanto as preferenciais (ELET6) registram queda de 6,61%.

Os investidores ficaram apreensivos principalmente com o aumento de quase 9 bilhões de reais em provisões para empréstimos compulsórios o valor total das provisões atingiu 9,4 bilhões de reais neste trimestre. O aumento ocorreu por causa da reclassificação do risco de perda das provisões de ‘remota’ para ‘provável’, além de decisão judicial desfavorável à empresa.

Com o sobe e desce do mercado, seu dinheiro não pode ficar exposto. Aprenda como investir melhor.

A notícia foi suficiente para eclipsar os resultados operacionais da companhia, que foram considerados positivos. Para analistas do Credit Suisse, a Eletrobras entregou um Ebitda melhor do que o esperado houve alta de 4% no período, para 5,6 bilhões de reais. Ainda assim, o dado acabou perdendo espaço diante da preocupação com as provisões.

“Acreditamos que o balanço pode acabar não sendo um vetor de preço para a ação conforme o processo de privatização toma corpo. No entanto, os empréstimos compulsórios afetam o valor futuro da Eletrobras e esperamos mais detalhes na teleconferência”, afirmaram os analistas em relatório. A teleconferência com investidores para comentar os resultados do trimestre será realizada às 14h30.

O BTG Pactual também destacou em relatório que é preciso ‘entender melhor’ o que levou a esse aumento do empréstimo compulsório, uma vez que ele é um componente relevante do processo de privatização da estatal.

Ainda assim, o banco recomenda compra das ações da Eletrobras, com preço-alvo de 68 reais, o que representa um potencial de valorização (upside) em torno de 112%.

Acompanhe tudo sobre:Eletrobrasbolsas-de-valoresAções

Mais de Invest

Onde Investir 2025: relatório do BTG Pactual aponta os ativos mais promissores do segundo semestre

Vale (VALE3) vai pagar dividendo extra? Mercado está otimista, mas não há consenso

Ata do Copom, Lula na ONU e discurso de Powell: o que move os mercados

Vistos de Trump exigem milhões por residência nos EUA, mas estão vulneráveis sem aval do Congresso