Mercados

Ação da Vale sobe mais de 3% em dia de alta de exportadoras

Ações da mineradora operam em alta, contribuindo para reduzir a queda do Ibovespa em um dia positivo para exportadoras


	Vale: ação preferencial da empresa subia 3,46 por cento, a 29,88 reais, diante de variação negativa de 0,4 por cento do Ibovespa
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Vale: ação preferencial da empresa subia 3,46 por cento, a 29,88 reais, diante de variação negativa de 0,4 por cento do Ibovespa (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 15h20.

São Paulo - As ações da mineradora Vale operavam alta superior a 3 por cento na tarde desta quarta-feira, contribuindo para reduzir a queda do Ibovespa em um dia positivo para papéis de companhias exportadoras.

Às 15h28, a ação preferencial da empresa subia 3,46 por cento, a 29,88 reais, diante de variação negativa de 0,4 por cento do Ibovespa. A ordinária subia 4,4 por cento, a 33,14 reais, no mesmo instante A alta da Vale ocorria em um dia de valorização de papéis de empresas exportadoras na bolsa, com Fibria e Suzano subindo forte diante da percepção de que o dólar deve se fortalecer mais ainda ante o real neste ano.

Operadores citavam também o sucesso na emissão de debêntures da empresa, que inicialmente previa a oferta de 750 milhões de reais, mas subiu para 1 bilhão de reais após a demanda superar em cinco vezes a oferta.

Segundo o analista Victor Penna, do BB Investimentos, o avanço da Vale tinha ainda um componente de correção.

"A ação caiu muito em função da desaceleração da China, deixando o mercado bastante receoso, mas a empresa tem fundamentos e estratégia positiva... É um momento de respiro, também em função do câmbio, que está bem elevado", afirmou.

A preferencial da Vale acumulava baixa de 11,76 por cento em janeiro até o fechamento de terça-feira, ante desvalorização de 7,12 por cento do Ibovespa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Por que as ações da Ford estão indo melhor que as da Tesla em 2025

Grindr, aplicativo de relacionamento, recebe oferta para sair da bolsa

Por que a Tesla está perdendo espaço enquanto rivais de veículos elétricos aceleram

Ibovespa opera em alta aos 146 mil pontos