Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

UBS conclui 1ª transação entre bancos na Ethereum usando tokens de depósitos bancários

Com participação de outros bancos da Suíça, operação avalia potencial da tecnologia blockchain

UBS: banco concluiu transação pioneira na Ethereum (Arnd Wiegmann/File Photo/Reuters)

UBS: banco concluiu transação pioneira na Ethereum (Arnd Wiegmann/File Photo/Reuters)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 16h02.

Última atualização em 17 de setembro de 2025 às 17h54.

Tudo sobreUBS
Saiba mais

O UBS anunciou na última terça-feira, 16, que concluiu a primeira transação entre bancos no blockchain Ethereum usando apenas versões tokenizadas de depósitos bancários. A operação marca uma nova etapa nos testes da tecnologia blockchain para uso por instituições financeiras.

A operação envolveu o UBS, o banco focado no mercado cripto Sygnum e a PostFinance e foi realizada sob a chancela da Associação de Bancos da Suíça. A transação envolveu a criação e transferência de representações digitais em blockchain de depósitos bancários reais.

  • Uma nova era da economia digital está surgindo com as stablecoins. No Especial Dólar Digital, evento online e gratuito, você aprende com especialistas o impacto dessa revolução no sistema financeiro global. Garanta a sua vaga!

O processo de criação dessas representações é conhecido como tokenização e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. No teste, a operação realizada foi um pagamento entre os dois bancos, sem a necessidade de passar pelo sistema tradicional.

A Ethereum foi escolhida por ser um blockchain público que também permite o desenvolvimento de operações permissionadas, em que a participação no processo pode ser restrita a determinados participantes. Segundo os envolvidos, dois casos hipotéticos foram testados.

O primeiro envolveu um pagamento peer-to-peer (“pessoa a pessoa”, em tradução) realizado entre dois clientes de bancos diferentes. Já o segundo foi a troca de tokens representativos de depósitos bancários das duas instituições financeiras, em uma operação de atacado.

A Associação de Bancos da Suíça afirmou que o teste confirmou a capacidade técnica da tokenização e também que empresas já conseguem realizar essas operações em linha com as regulações vigentes. Ao mesmo tempo, a organização acredita que a adoção da tecnologia está no início.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

A associação destacou que o avanço da tokenização dependerá de uma participação mais intensa dos bancos, reguladores e provedores de infraestrutura. Além disso, ela ressaltou que o teste não significa que os bancos suíços pretendem criar depósitos bancários tokenizados no curto prazo.

A avaliação das empresas envolvidas é que a Suíça já conta com uma rede de pagamentos doméstica considerada eficiente. Entretanto, a tecnologia blockchain traz novidades importantes, como a programabilidade de operações e o contato com mercados que já operam no segmento de cripto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:UBSSuíçaTokenizaçãoEthereumBlockchain

Mais de Future of Money

Banco Central não abandonou tecnologia blockchain, diz coordenador do Drex

Rio de Janeiro quer ser ‘cidade de cripto’, afirma vice-prefeito

Nubank vai testar integração de 'dólar digital' com cartão de crédito, diz Campos Neto

Bitcoin hoje: corte de juros do Fed dentro do esperado traz pouca movimentação para as criptos