Samir Xaud tem 41 anos e é nascido em Boa Vista, capital de Roraima (Divulgação CBF)
Redação Exame
Publicado em 18 de maio de 2025 às 12h53.
Depois de uma semana turbulenta com o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá apenas um candidato para substituir Ednaldo. É Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol que registrou a chapa na manhã deste domingo para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.
Com 25 federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. É preciso ter o apoio de ao menos oito federações para inscrever uma chapa na eleição presidencial. Bastos é presidente da Federação Paulista de Futebol.
O edital de convocação da eleição permite que as chapas sejam inscritas até a próxima terça-feira. Na segunda-feira, está prevista uma reunião do Conselho Nacional de Clubes na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Desde 1989, quando Ricardo Teixeira ganhou a eleição para o comando da CBF, a entidade não realiza uma eleição com duas chapas. Desde a queda do próprio Teixeira, em 2012, nenhum cumpriu os 4 anos de mandato.
Samir Xaud tem 41 anos e é nascido em Boa Vista, capital de Roraima. O dirigente é médico infectologista. Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde a década de 70, foi eleito recentemente para substituir o pai no cargo.