ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Torcedores do Corinthians criam corredor ecológico para combater ilhas de calor em São Paulo; veja

Parceria entre torcidas organizadas e a Coalizão pelo Clima deve implementar projeto de plantio de mudas ao redor da Neo Química Arena, em Itaquera

 (Mauro Horita/Getty Images)

(Mauro Horita/Getty Images)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 12 de maio de 2025 às 17h15.

Última atualização em 12 de maio de 2025 às 17h20.

Os arredores da Neo Química Arena, casa do Corinthians, devem se tornar mais arborizados em breve. Um grupo de torcedores do time paulista, em parceria com a Coalizão pelo Clima, planeja implementar um corredor ecológico na região próxima ao estádio, localizado na zona leste de São Paulo.

Quem circula pela área logo percebe como o cinza do concreto domina o cenário. O objetivo é transformar o espaço – composto por dois grandes estacionamentos, a estação de metrô, um shopping e quase nenhuma árvore – em um local mais fresco e menos hostil, por meio do reflorestamento e do plantio de mudas.

O projeto, batizado de Corredor Ecológico Corinthiano, conta com a participação de torcidas organizadas do time, como a Gaviões da Fiel e o Coletivo Democracia Corinthiana.

Cobertura vegetal em São Paulo

Nas redes sociais, as equipes explicam que a iniciativa busca solucionar um problema comum em diversas periferias de São Paulo: a escassez de espaços arborizados, fundamentais para o combate às enchentes e às ilhas de calor.

“Na zona leste de São Paulo, que possui menos bairros arborizados do que as demais regiões da cidade, o excesso de asfalto e concreto contribui para aumentar a sensação de calor”, afirmam as publicações.

Mudanças climáticas ameaçam a produção da fruta mais consumida no mundo; entenda os efeitos

O projeto visa melhorar a qualidade de vida no entorno da Neo Química Arena, beneficiando não só os torcedores do Corinthians no bairro. “O Corredor Ecológico Corinthiano vai combater os efeitos das mudanças climáticas na região, refletindo os valores do time: uma entidade nascida da resistência popular e das lutas do povo pobre, periférico e oprimido”, destacam em suas postagens.

O trabalho das equipes deve começar no mês de junho e contará com a colaboração de torcedores e voluntários nas próximas fases.

De acordo com as entidades envolvidas, o projeto será orientado por um engenheiro florestal parceiro e já conta com a colaboração das subprefeituras de Itaquera e Penha.

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansReflorestamentoEstádiosFutebolMeio ambienteMudanças climáticasClimaonda de calor

Mais de ESG

Rumo à COP30, novo plano nacional visa redução de 70% nas emissões do setor de transportes

Você sabia que a água é usada como um instrumento de guerra?

Sob pressão americana, SAP abandona meta global de diversidade

Mudanças climáticas ameaçam a produção da fruta mais consumida no mundo; entenda os efeitos