ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Lira prevê encerrar nesta semana ciclo de projetos prioritários de transição energética

Segundo o parlamentar, a Câmara deve ter neste ano o Programa de Aceleração da Transição Energética, que vai favorecer as empresas nacionais com créditos incontroversos

Congresso: segundo Lira, agenda de transição para uma energia limpa segue passos similares ao do código florestal (Marina Ramos/Agência Câmara)

Congresso: segundo Lira, agenda de transição para uma energia limpa segue passos similares ao do código florestal (Marina Ramos/Agência Câmara)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de março de 2024 às 16h16.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira, 19, que deseja encerrar esta semana o ciclo de projetos prioritários na área de transição energética. "A Câmara está desenvolvendo um papel importante para o País", comentou durante um seminário.

Lira salientou que a agenda de transição para uma energia limpa segue passos similares ao do código florestal, que é, de acordo com o parlamentar, a lei mais rígida, rica e dura do mundo da área.

"O Congresso tem estado presente nesta pauta. Depois da reforma tributária, focamos nos projetos sustentáveis", disse Lira.

Combustível do futuro

O presidente da Câmara citou que o projeto do combustível do futuro foi votado na semana passada. "Conseguimos rejeitar nove ou dez alterações, mostrando a qualidade da discussão", considerou, mencionando ainda a votação de eólicas offshore. "Teremos este ano o Paten (Programa de Aceleração da Transição Energética), que vai favorecer as empresas nacionais que tenham créditos incontroversos, votamos o hidrogênio verde, vários projetos. Após o combustível do futuro, o Paten encerra o ciclo."

Lira defendeu que o Paten é um caminho alternativo ao financiamento de empresas, que não seja por meio de subsídios e incentivos do governo. "Não temos espaço orçamentário sequer para cumprir as exigências mínimas. O governo precisa resolver algumas travas, como sobre importação de até US$ 50 e também na área automotiva", disse.

O Paten é, segundo ele, um projeto que busca dar equilíbrio para indústria do Brasil. "Vamos facilitar para que todos tenham suas demandas atendidas, mas o que é bom para um às vezes não é bom para outro."

Acompanhe tudo sobre:Energia renovávelCâmara dos DeputadosEmissões de CO2Combustíveis

Mais de ESG

Projeto oferece oficinas de artesanato e educação sobre golpes bancários para pessoas 60+

Centro de Oceanos da ONU é lançado no Brasil com foco na segurança de trabalhadores da economia azul

Consórcio Amazônia Legal espera COP30 focada na geração de riqueza para povos da floresta

Pesquisadores detectam evento sem precedentes no Golfo do Panamá e alertam para impactos climáticos