ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Exclusivo: Carrefour contrata 100 mil beneficiários do CadÚnico em dois anos

Meta inicial de 10 mil contratações foi superada em dez vezes pela rede de varejo, que se tornou maior empregadora privada de beneficiários no país

A iniciativa rendeu ao Carrefour o Prêmio de Inclusão Socioeconômica em abril de 2025 (Germano Lüders/Exame)

A iniciativa rendeu ao Carrefour o Prêmio de Inclusão Socioeconômica em abril de 2025 (Germano Lüders/Exame)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 09h00.

O Grupo Carrefour Brasil, rede varejista, contratou cerca de 100 mil beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) desde 2023, quando firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pelo combate ao desemprego e desigualdade social no país. A meta era de contratar 10 mil pessoas ao longo de três anos.

O CadÚnico é um sistema de unificação de informações que dá ao governo federal maior visibilidade sobre famílias brasileiras de baixa renda, o que permite incluí-las em programas sociais destinados a melhorar sua qualidade de vida. Entre os benefícios acessados por meio do cadastro está o Bolsa Família, principal programa de distribuição de renda do país.

Em apenas dois anos, a companhia superou essa meta inicial em dez vezes e se tornou a maior empregadora privada de beneficiários do programa no país, segundo o MDS.

Os funcionários foram contratados pelas bandeiras Atacadão, Sam's Club e Carrefour, com vagas distribuídas em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

2 mil beneficiados: como o Instituto Heineken e a Ancat querem levar mais dignidade a catadores00

O processo teve início em 2023, atingindo 53 mil trabalhadores até o final de 2024. A progressão manteve ritmo acelerado, chegando ao patamar atual de 100 mil contratados em agosto deste ano.

Combate ao desemprego

A iniciativa rendeu ao Carrefour o Prêmio de Inclusão Socioeconômica do MDS em abril de 2025. A distinção foi concedida na categoria "Inserção no Mercado de Trabalho", destacando a liderança da empresa no programa Acredita no Primeiro Passo, focado na inclusão produtiva de famílias vulneráveis.

As contratações ocorrem durante período de melhora nos indicadores trabalhistas brasileiros.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta para uma redução do desemprego para 5,8% no trimestre até junho, menor marca desde 2014, atingindo 6,3 milhões de pessoas.

COP30: acesse o canal do WhatsApp da EXAME sobre a Conferência do Clima do ONU e saiba das novidades!

Paralelamente, o MDS registra que 3,5 milhões de brasileiros saíram da condição de pobreza no período recente.

Conforme relatos da empresa, as contratações transformam trajetórias pessoais de trabalhadores que enfrentavam desemprego prolongado e dificuldades econômicas. Para muitos, representa a primeira experiência formal ou oportunidade como jovem aprendiz.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosImpacto socialContrataçõesCarrefourDesigualdade socialPobreza

Mais de ESG

Análise: União Europeia trava definição de metas climáticas e é mais uma desafio pré COP30

Mapeamento inédito revela estágio da economia circular em gigantes siderúrgicas brasileiras

Da quase extinção a renda: pirarucu vira negócio com manejo sustentável na Amazônia

Aquecimento global impacta dieta: consumo de açúcar cresce com o calor