Patrocínio:
Parceiro institucional:
A maioria das cerca de 54 mil geleiras do Himalaia Hindu Kush enfrenta o mesmo destino (ICIMOD/Divulgação)
Repórter de ESG
Publicado em 15 de maio de 2025 às 10h00.
Um enterro simbólico marcou o desaparecimento acelerado de uma geleira no Nepal, motivado por conta do aquecimento global. O caso aconteceu na geleira Yala, na região de Langtang, nesta segunda-feira, 12.
A área, que já perdeu 66% de sua massa desde os anos 1970, é um dos símbolos mais visíveis do colapso das geleiras no Himalaia. Yala deve ser uma das primeiras grandes geleiras nepalesas a ser declarada “morta” diante da crise climática.
Mais de 50 pessoas participaram do ritual, entre monges budistas, moradores locais e especialistas em geleiras do Nepal, Índia, China e Butão. No local, duas placas de granito foram colocadas no sopé da geleira extinta, com mensagens que lembram a importância da Yala para a vida nas montanhas e alertam para a perda das milhares de geleiras na cordilheira do Himalaia Hindu Kush.
Yala é uma das poucas geleiras do arco de 3.500 km do Himalaia que têm monitoramento anual e medições presenciais há mais de dez anos. Isso permite entender com precisão a rapidez e a extensão do derretimento, que supera os cenários mais pessimistas previstos pelos cientistas.
O desaparecimento acelerado da Yala reflete o que está acontecendo nas montanhas do mundo inteiro, segundo pesquisadores
O desaparecimento acelerado da Yala reflete o que está acontecendo nas montanhas do mundo inteiro, onde a deglaciação acontece em ritmo alarmante. Especialistas presentes destacaram que, se não houver ações urgentes, as consequências serão ainda mais graves do que as crises globais que recebem atenção hoje.
A perda da geleira também tem impactos diretos na região: o solo rochoso exposto pelo recuo do gelo reflete menos luz solar, o que aumenta o aquecimento.
Além disso, a diminuição da cobertura de gelo compromete o abastecimento de água para comunidades e ecossistemas que vivem a jusante, ampliando riscos ambientais e sociais.
O fenômeno que está cobrindo as praias nos EUA de azul – e o que ele revela sobre o climaEsse fenômeno não é exclusivo do Nepal. A maioria das cerca de 54 mil geleiras do Himalaia Hindu Kush enfrenta o mesmo destino de derretimento acelerado.
Yala simboliza a gravidade da crise climática que já está mudando a paisagem das montanhas e ameaçando vidas. A cerimônia foi organizada pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas (ICIMOD), em parceria com autoridades locais, incluindo o Município Rural de Gosaikunda.