ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Dia da Reciclagem: pontos de coleta do Assaí evitaram o descarte de 492 toneladas de resíduos

Postos espalhados por lojas de todo o país ajudaram na conscientização ambiental e circularidade de materiais que seriam descartados

Companhia também instaurou ações de reaproveitamento de resíduos, que já chegaram a 43% do que sobra das suas operações (Assaí Atacadista/Divulgação)

Companhia também instaurou ações de reaproveitamento de resíduos, que já chegaram a 43% do que sobra das suas operações (Assaí Atacadista/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 17 de maio de 2025 às 10h00.

Neste sábado, 17, é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data que busca aumentar a conscientização sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar.

Foi com o foco em melhorar a circularidade de materiais como pilhas, lâmpadas e embalagens que o Assaí Atacadista implementou os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em parte de suas lojas.

O local permite que resíduos de papelão, plástico, vidro, eletrônicos, papel, metal e até mesmo óleo vegetal recebam a destinação correta.

Em alguns PEVs, o descarte gera recompensas para os consumidores, como recargas de celular, saldo em bilhetes de transporte e aplicativos de delivery, descontos na conta de energia, cursos ou até itens da cesta básica.

Reciclagem e circularidade de resíduos

“Nós incentivamos nossos(as) clientes a participar dessa jornada sustentável conosco e estamos comprometidos em minimizar o impacto do consumo no meio ambiente, reforçando ações internas de reciclagem, compostagem e reaproveitamento na cadeia produtiva, reduzindo a geração nas operações e assegurando sua destinação correta”, afirma Fabio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí.

Assaí atinge 45,8% de negros na alta liderança e avança na estratégia ESG

Em 2024, o Assaí recebeu cerca de 492 toneladas de resíduos por meio de mais de 600 pontos de coleta distribuídos em 24 estados e no Distrito Federal, mostrando o impacto positivo das ações ambientais.

Reaproveitamento de resíduos

Ainda no ano passado, o atacadista alcançou a marca de reaproveitamento de 43% dos resíduos gerados em suas operações — abrangendo lojas, centros de distribuição e sede administrativa — resultado de investimentos contínuos em compostagem, reciclagem e logística reversa.

Brasil define cinco setores prioritários para acelerar transição à economia circular

No estado de São Paulo, os pontos de entrega estão disponíveis em diferentes regiões da capital e do litoral, como Zona Sul, Zona Leste e Baixada Santista. Entre os endereços, há unidades em bairros como Cidade Dutra, Jacu Pêssego, Jaraguá/Taipas, além de municípios como Diadema, São Vicente e Praia Grande.

A lista completa dos locais com Pontos de Entrega Voluntária pode ser consultada no site da empresa.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemEconomia CircularLixoAssai

Mais de ESG

Por que o Dia Mundial da Reciclagem é celebrado em 17 de maio?

No Dia do Gari, veja quais são as cidades mais limpas do Brasil

Mapfre lidera ranking de sustentabilidade entre seguradoras brasileiras

A estratégia da Enel Brasil para reciclar 98% dos resíduos das redes elétricas