ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Comissão Europeia e ONU buscam novas maneiras de enfrentar a pandemia

Líderes se reúnem para debater sobre os próximos passos no combate à doença, novas tecnologias e boas práticas. Meio ambiente também é preocupação

Café em Paris: presidente Emmanuel Macron decretou volta da quarentena na França a partir desta sexta, 30 de outubro, para conter o avanço da pandemia (Gonzalo Fuentes/Reuters)

Café em Paris: presidente Emmanuel Macron decretou volta da quarentena na França a partir desta sexta, 30 de outubro, para conter o avanço da pandemia (Gonzalo Fuentes/Reuters)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 06h00.

Duas conferências de líderes políticos discutem, nesta quinta-feira, 29, a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. A Comissão Europeia, fórum de lideranças da União Europeia para deliberações gerais, se reúne para tratar dos próximos passos no combate à doença, até que a vacina esteja disponível. No comando das discussões – novamente virtuais, após meses de encontros presenciais de lideranças como o francês Emmanuel Macron e a alemã Angela Merkel – estará o presidente da Comissão Europeia, o belga Charles Michel.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Research

Do outro lado do Atlântico, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, cientistas e epidemiologistas vão debater nesta quinta-feira, também virtualmente, os avanços em tecnologias para combater a covid-19, além de trocarem boas práticas sobre o controle da pandemia.

Os eventos ocorrem em um momento de retomada das contaminações, o que levou França e Alemanha a decretarem novas restrições à circulação de pessoas nesta quarta-feira, 28. A expectativa é de uma retomada geral nos regimes de lockdown em países europeus.

A relação entre as crises sanitária e ambiental é outra preocupação crescente. Para diversos especialistas, a pandemia é um dos maiores desastres ambientais que se tem notícia. O economista Sir Partha Gupta e Inger Andersen, diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, publicaram um artigo, em junho, pedindo aos líderes mundiais reconhecerem a conexão entre a destruição do meio ambiente e o surgimento da covid-19.

“Dados nos mostram que nosso estoque de capital natural caiu em 40% desde 1990, enquanto o capital produzido dobrou e o humano aumentou em 13%”, explicaram os pesquisadores. “Mas poucos tomadores de decisão da economia e das finanças são capazes de interpretar o que isso significa ou, pior, escolhem não entender”.

Ainda de acordo com Gupta e Andersen, a pandemia do novo coronavírus escancarou a necessidade de uma tomada de decisão baseada na ciência por parte dos governos. Principalmente em razão da já conhecida ligação entre a perda de biodiversidade e o surgimento e propagação de doenças infecciosas.

Nesse sentido, cientistas acreditam que a destruição da Amazônia pode desencadear a próxima pandemia. “A Amazônia é um grande reservatório de vírus”, disse David Lapola, pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, em entrevista à agência de notícias AFP. “Essa é mais uma razão para não usarmos os recursos da Amazônia de maneira irracional como estamos fazendo agora. É melhor não testarmos nossa sorte.”

Você conhece as três letras que podem turbinar seus investimentos? Conheça a cobertura de ESG da EXAME Research

Segundo uma pesquisa publicada no jornal científico Proceedings of the Royal Society B, a interferência com o equilíbrio do meio ambiente aumenta o risco de vírus saltarem de espécies. Outro estudo feito por pesquisadores americanos e ingleses, publicado na revista científica Nature, estima que ao menos 60% das 335 novas doenças que surgiram entre os anos de 1960 e 2004 vieram de outros animais para o ser humano, como o HIV, o ebola, o Mers e o Sars.

Não há nenhuma forma de prever quando ou como a próxima doença contagiosa surgirá. Mas a ciência já mostra evidências sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar novas pandemias.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisUnião EuropeiaAngela MerkelAmazôniaEmmanuel MacronExame HojeCoronavírusPandemia

Mais de ESG

'Proteger vidas ou indústria fóssil': cientistas entregam ultimato para Lula

COP31 será na Turquia, com presidência australiana

Maioria dos paraenses aprova legado positivo deixado pela COP30

“Metas globais só ganham força quando viram soluções locais”, diz presidente da Diageo na COP30