ESG

Acer produzirá no Brasil notebook com maior percentual de plástico reciclado

O Aspire Vero, da Acer, é composto por 50% de plásticos PCR (pós-consumo) na tampa do teclado e 30% na tampa superior e inferior e moldura, e mais de 99% da tela é reciclável

Acer anunciou nesta quarta-feira, 20, a produção nacional do Aspire Vero, o notebook mais sustentável da marca. (Acer/Divulgação)

Acer anunciou nesta quarta-feira, 20, a produção nacional do Aspire Vero, o notebook mais sustentável da marca. (Acer/Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 20 de julho de 2022 às 17h18.

A fabricante de produtos de tecnologia Acer anunciou nesta quarta-feira, 20, a produção nacional do Aspire Vero, o notebook mais sustentável da marca. O país receberá a fabricação do device a partir de setembro, quando a máquina também estará disponível para venda.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui

“É uma satisfação imensa trazer a produção do Aspire Vero para o Brasil. No país, a versão importada do Vero já está disponível para compra, mas a produção local traz um novo momento da marca em território nacional, com o maior reforço de ações e posicionamentos sustentáveis da companhia”, afirma Germano Couy, Gerente Geral da Acer na América Latina.

Esse é o primeiro dispositivo dentro da plataforma Earthion, que divulga as ações de sustentabilidade da companhia.  A Earthion englobadesign de produtos, produção, energia, logística, design de embalagem e reciclagem.

Tecnologia verde

O Vero é composto por 50% de plásticos PCR (pós-consumo) na tampa do teclado e 30% na tampa superior e inferior e moldura, e mais de 99% da tela é reciclável. Ainda sobre o teclado, as teclas R e E espelhadas reforçam a principal mensagem da linha: REduzir, REutilizar REciclar.

Na cor Volcano Grey, junção do amarelo e cinza, o computador tem chassi texturizado e sem pintura para reduzir o impacto negativo dos VOCs (compostos orgânicos voláteis os quais incluem uma variedade de produtos químicos).

A embalagem do Aspire Vero é100% reciclável, com 85% de papel reciclado na caixa e design funcional, sendo que parte dela se transforma em uma espécie de suporte para que a máquina fique inclinada, proporcionando melhor posição para digitação, aumentando a ventilação e consequentemente, reduzindo o consumo de energia. A tinta é a base de soja. "Levamos 60 dias adicionais para o lançamento do produto para qualificar o fornecedor desta tinta, por exemplo", diz Couy.

O equipamento também tem, segundo a fabricante, fácil reparação, reutilizável e reciclagem. Isso porque a alocação de espaço extra e os parafusos padrão oferecem mais conveniência no momento de um eventual upgrade de memória ou armazenamento, prolongando, assim, a vida útil do notebook. "Queremos que esse seja um produto durável. É errada a ideia de que algo feito de material reciclável tem menor qualidade".

Fabricação

Apesar da produção nacional, o insumo plástico do produto não vem do Brasil, mas sim de Taiwan. Segundo o executivo, um próximo passo é adquirir os insumos de cooperativas locais de reciclagem, bem como acompanhar melhor essa cadeia. "Por outro lado, os insumos da embalagem são do Brasil".

Outra análise importante é a questão do preço, podendo ser esse produto 10% mais caro do que a versão tradicional. "Temos um desafio de comunicação que é engajar o consumidor e mostrar que ele está pagando por algo de qualidade e sustentável, sendo que a redução de custo só se dará com o fortalecimento da cadeia".

VeroSense

O VeroSense é o software integrado da Acer para incentivar nas metas dos usuários que se preocupam com o meio ambiente, como economia de energia para prolongar a vida útil da bateria. O aplicativo, incluso no Aspire Vero, oferece aos usuários quatro modos de desempenho para escolher: Desempenho, Equilibrado, Eco e Eco+. O aplicativo oferece facilidade para uso, com interface simples e informações úteis para mostrar que cada cliente está fazendo sua parte. "A economia de energia por uso do aparelho é uma forma de cada um fazer sua parte".

Compromissos Acer 

Além de Earthion, a Acer possui outros projetos e iniciativas para preservação do meio ambiente. Em números, em todo o mundo a marca já aumentou 50,1% em eficiência em termos de energia em seus notebooks se comparado a dados de 10 anos atrás.

Outro número a ser destacado é que, desde 2011, a Acer poupou 109.054 toneladas de carbono, inclusive assumindo o compromisso de carbono zero até 2035.

Outra iniciativa da marca é o Project Humanity, que foca aumentar a conscientização sobre a intensificação das questões globais e para encorajar cada funcionário da companhia a contribuir para mudanças positivas. O Project Humanity começou no nível individual, buscando inspirar os funcionários a proporem novas ideias em sua capacidade profissional e contribuírem coletivamente para os objetivos de redução, reutilização, reciclagem e reaproveitamento.

Acompanhe tudo sobre:NotebooksReciclagemAcer

Mais de ESG

Ações da Intel disparam 30% após anúncio de parceria de US$ 5 bi com Nvidia

Decisão do BoE, dados de emprego nos EUA e sondagem da CNI: o que move os mercados

Quantas pizzas seu salário compra? Índice Mozarela tenta medir poder de compra das famílias em SP

Em Barcarena, parceria transforma caroço de açaí em energia limpa para abastecer indústria