Economia

Senado convida CEO da Petrobras e Guedes para explicarem preço da gasolina

Audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ainda não tem data marcada; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também foi convidado

Senado: a pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o requerimento foi alterado para um convite (Sergio Moraes/Reuters)

Senado: a pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o requerimento foi alterado para um convite (Sergio Moraes/Reuters)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 9 de novembro de 2021 às 13h10.

Última atualização em 9 de novembro de 2021 às 15h48.

A pedido do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa também chamará o ministro da Economia, Paulo Guedes, para falar sobre o preço dos combustíveis ao colegiado. Mais cedo, a CAE aprovou requerimento de convite ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para prestarem esclarecimentos sobre o tema na comissão. A data da audiência ainda será agendada.

O requerimento foi apresentado pelo presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), que inicialmente queria aprová-lo em formato de convocação das autoridades - o que os obrigaria a comparecer.

A pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o requerimento foi alterado para um convite.

Ao solicitar que Guedes também seja convidado para falar à CAE sobre o tema, Braga defendeu que os senadores discutam a questão tributária que envolve o preço dos combustíveis. "Tributação absurda que não é só dos Estados, é também da União" disse o líder do MDB.

Por outro lado, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) defendeu a internacionalização dos preços dos combustíveis. Para ele, há "uma grande margem de gordura" que os estados podem colaborar de forma mais pesada para reduzir os preços. O governo, segundo ele, "tem feito sua parte".

"Todos nós estamos preocupados com os grandes impactos negativos pós-covid da inflação, do preço dos combustíveis, do preço dos alimentos", disse Flávio Bolsonaro.

(Com Estadão Conteúdo e Agência o Globo).

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PetrobrasGás e combustíveisSenadoCombustíveisGasolinaPaulo GuedesBento Albuquerque

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis