Economia

Premiê espanhol pede que líderes sejam cautelosos ao falar

O premiê italiano, Mario Monti, afirmou na terça que os problemas financeiros da Espanha são o principal motivo para as renovadas tensões nos mercados de dívida da Europa

Rajoy: "quero dizer isso em relação a algumas declarações que têm sido feitas na UE, e mais explicitamente na noite passada, por líderes da UE" (Dani Pozo/AFP)

Rajoy: "quero dizer isso em relação a algumas declarações que têm sido feitas na UE, e mais explicitamente na noite passada, por líderes da UE" (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 10h44.

Madri - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, pediu nesta quarta-feira a líderes e formuladores de políticas da União Europeia que sejam mais cautelosos quando falarem sobre a Espanha.

"Quero dizer isso em relação a algumas declarações que têm sido feitas na UE, e mais explicitamente na noite passada, por líderes da UE", disse Rajoy a parlamentares de seu Partido Popular.

Segundo a imprensa, o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou na terça-feira que os problemas financeiros da Espanha são o principal motivo para as renovadas tensões nos mercados de dívida da Europa.

"Esperamos que eles assumam suas responsabilidades e sejam mais cautelosos em suas declarações", completou Rajoy. "Nós não falamos sobre outros países. Desejamos o melhor para outros países da UE e da zona do euro. O que é bom para a Espanha é bom para a zona do euro." Nesta quarta-feira, a porta-voz do governo da França Valerie Pecresse afirmou que o país considera que os temores em relação à economia espanhola são exagerados, após uma recente alta nos rendimentos dos títulos do governo devido a preocupações sobre o déficit do país.

"Consideramos que os temores demonstrados hoje sobre a saúde econômica da Espanha são excessivos", disse Pecresse a jornalistas após uma reunião do gabinete.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaCrises em empresasEspanhaDiplomacia

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis