Economia

OCDE pretende abrir escritório no Brasil, diz Meirelles

Ele também afirmou que o secretário-geral da Organização "expressou satisfação muito grande" com a iniciativa do Brasil de pedir para ingressar no grupo

OCDE: no fim do mês passado, o governo apresentou pedido para o Brasil aderir à organização (Eric Piermont/AFP)

OCDE: no fim do mês passado, o governo apresentou pedido para o Brasil aderir à organização (Eric Piermont/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de junho de 2017 às 10h40.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pretende abrir um escritório no Brasil, informou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Ele disse que, de fato, a OCDE tem esse interesse. "Nós concordamos e vamos formalizar isso rapidamente", afirmou, após encontro com o secretário-geral da OCDE, Angél Gurría, hoje (8) em Paris.

No fim do mês passado, o governo apresentou pedido para o Brasil aderir à organização internacional de 35 países, baseada nos princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, o governo brasileiro acompanha as atividades da OCDE desde 1994 e, em 2007, foi convidado a um "engajamento ampliado" com vistas justamente a uma possível entrada na organização.

Meirelles disse ainda que a reunião de hoje foi "extremamente positiva" e Gurría "expressou satisfação muito grande" com a iniciativa do Brasil de pedir para ingressar no grupo.

"A entrada na OCDE faz parte de uma agenda de modernização da economia, de adoção de padrões modernos de administração e normatização econômica", afirmou.

"A ideia da OCDE é ser uma organização que congrega os países mais relevantes do mundo. O Brasil é hoje um desses países. Uma organização que pratica e demanda normas modernas de administração econômica, de gestão, de transparência, abertura e ética, etc. E, claramente, o Brasil se enquadra. Tudo aquilo que a OCDE propõe já estamos aplicando, faz parte da agenda de reformas do país", acrescentou Meirelles.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEuropaHenrique MeirellesOCDE

Mais de Economia

Governo publica regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica

Governo discute tarifaço com empresários nesta terça e inicia estratégia de mobilização da sociedade

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF