Economia

Não há crédito direto do BNDES a empreiteiras, diz Coutinho

Segundo presidente do banco, instituição cumpre com folga todas as regras do regulador e tem a mais baixa inadimplência do sistema financeiro nacional


	O presidente do BNDES, Luciano Coutinho: ele afirmou que não há crédito do BNDES direto para empreiteiras
 (Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho: ele afirmou que não há crédito do BNDES direto para empreiteiras (Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2015 às 13h00.

Brasília - O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse nesta quinta-feira em depoimento à CPI que investiga as operações do banco que a instituição não tem exposição a empreiteiras envolvidas na Lava Jato, apenas a projetos em que elas possam ser sócias.

Coutinho afirmou que não há crédito do BNDES direto para empreiteiras e que o banco tem que ter cautela no tratamento dado a essas empresas, caso a caso, dentro da lei e de suas normas.

O pedido de criação da CPI, apresentado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), requer a investigação de empréstimos considerados suspeitos pela operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção bilionário envolvendo estatais, órgão do governo, empreiteiras, partidos e políticos.

Segundo Coutinho, o BNDES cumpre com folga todas as regras do regulador e tem a mais baixa inadimplência do sistema financeiro nacional.

O requerimento da CPI também pede que sejam apurados empréstimos classificados como secretos concedidos a países como Angola e Cuba e outros considerados questionáveis do ponto de vista do interesse público.

Ao destacar que as decisões do BNDES são pautadas por um processo rigorosamente impessoal e sem motivação política, Coutinho afirmou que não há dinheiro a fundo perdido para Cuba e que empréstimos concedidos para a construção do porto de Mariel, na região de Havana, foram feitos a taxas internacionais.

Acompanhe tudo sobre:BNDESOperação Lava JatoEconomistasLuciano Coutinho

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis