Economia

Milhares de britânicos vão às ruas contra inflação recorde

A inflação está em seu ponto mais alto, a libra esterlina está em seu ponto mais baixo e as preocupações aumentam à medida que o inverno se aproxima

Reino Unido: Milhares de britânicos saíram às ruas neste sábado (1º) para protestar contra a crise do custo de vida (AFP Photo/AFP Photo)

Reino Unido: Milhares de britânicos saíram às ruas neste sábado (1º) para protestar contra a crise do custo de vida (AFP Photo/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 1 de outubro de 2022 às 14h04.

Milhares de britânicos saíram às ruas neste sábado (1º) para protestar contra a crise do custo de vida, enquanto o governo administra mal sua política orçamentária após uma semana de caos no mercado. 

A inflação está em seu ponto mais alto, a libra esterlina está em seu ponto mais baixo e as preocupações aumentam à medida que o inverno se aproxima.

O novo governo conservador de Liz Truss prometeu ação imediata para enfrentar a crise, mas o anúncio da semana passada de cortes maciços de impostos para os mais ricos provocou mais raiva e incompreensão.

"Apoie as greves", "Congele preços, não pessoas" ou "Impostos para os ricos", podiam ser lidos nas faixas dos manifestantes em Londres, que atenderam ao chamado de várias organizações em direção a Westminster, no centro da capital.

As pessoas "estão fartas", diz Lily Holder, uma manifestante de 29 anos em Londres.

O inverno - que promete ser duro para muitos britânicos que lutam para pagar suas contas - "mostrará a verdadeira crueldade de nosso governo", diz ela.

A maioria dos britânicos recebeu friamente o "mini-orçamento" apresentado pelo governo na semana passada. Os anúncios também abalaram os mercados e levaram a libra esterlina ao seu nível mais baixo de todos os tempos, levando à intervenção do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central.

Leia tudo sobre economia nas eleições
Acompanhe tudo sobre:InflaçãoLibra esterlinaReino Unido

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros