Economia

Menor demanda da China reduz previsão de soja exportada

Consultoria INTL FCStone projetou embarques de 46 milhões de toneladas devido demanda internacional


	Colheita de soja: estoque de soja ao final da temporada deve ser de 3,21 milhões de toneladas, ou 3,8 por cento do uso total do país, considerado "um nível ainda confortável"
 (Ty Wright/Bloomberg)

Colheita de soja: estoque de soja ao final da temporada deve ser de 3,21 milhões de toneladas, ou 3,8 por cento do uso total do país, considerado "um nível ainda confortável" (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 14h00.

São Paulo - As exportações brasileiras de soja na temporada 2013/14 devem ser um pouco menores que o esperado anteriormente devido a uma menor demanda internacional, disse nesta quarta-feira a consultoria INTL FCStone, que projetou embarques de 46 milhões de toneladas.

Em abril, a consultoria havia estimado exportações de 46,5 milhões de toneladas da oleaginosa em 13/14.

"Como se espera uma redução da demanda internacional nos próximos meses, principalmente da China, foi feito um ajuste nas exportações brasileiras e no consumo doméstico, que deve ser praticamente mantido inalterado em relação ao ciclo anterior", disse a FCStone, em nota.

A empresa revisou a estimativa de consumo interno para 39,5 milhões de toneladas, ante 39 milhões da pesquisa de abril.

O estoque de soja ao final da temporada deve ser de 3,21 milhões de toneladas, ou 3,8 por cento do uso total do país, considerado "um nível ainda confortável".

Em relação à estimativa da colheita brasileira, que está praticamente finalizada, a FCStone manteve a projeção praticamente inalterada em 87,63 milhões de toneladas, ante 87,64 milhões no relatório de abril.

"Foram feitos ajustes em produtividades de alguns Estados, especialmente os que colhem a soja mais tardiamente", disse a empresa, em nota.

No Paraná, o clima seco afetou bastante a safra do noroeste do Estado, levando a uma produção 15 por cento menor do que a esperada inicialmente.

O Rio Grande do Sul, onde a maior parte da colheita aconteceu no mês passado, mostrou rendimento pouco abaixo das expectativas. O volume produzido no Estado deve ser de aproximadamente 13 milhões de toneladas, disse a FCStone.

A estimativa reforça a percepção de um safra recorde no país em 2013/14, após uma colheita de 81,5 milhões de toneladas em 2012/13.

A estimativa de safra de milho realizada em maio pela FCStone apontou uma produção de 71,72 milhões de toneladas para o ciclo 13/14, um aumento de quase 500 mil toneladas em relação à projeção de abril.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoComércio exteriorExportaçõesCommoditiesSoja

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis