Economia

Levy recebe integrantes da agência de risco Fitch esta manhã

No início de março, Levy recebeu representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) para expor as medidas econômicas implementadas


	No início de março, Levy recebeu representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) para expor as medidas econômicas implementadas
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

No início de março, Levy recebeu representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) para expor as medidas econômicas implementadas (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2015 às 10h41.

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está reunido, neste momento, eu seu gabinete, com técnicos da agência de classificação de risco Fitch. Os técnicos visitam o Ministério da Fazenda para obter  detalhes das políticas econômica e fiscal do governo.

Estão previstas hoje, de acordo com agendas distribuídas pelo Ministério da Fazenda, reuniões dos funcionários da Fitch com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive, e com o secretário de Política Econômica, Afonso Arinos Mello de Franco Neto. A Fitch é a segunda agência de classificação de risco a visitar o Ministério da Fazenda este mês.

No início de março, Levy recebeu representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) para expor as medidas econômicas implementadas com o objetivo de garantir sustentabilidade fiscal de médio prazo e a estabilidade monetária.

"[As medidas implementadas] são fatores relevantes para a manutenção da confiança dos investidores na economia, condição essencial para o crescimento sustentável e [para] a manutenção dos ganhos sociais conquistados”, destacou o ministro Levy na ocasião.

As maiores agências de classificação de risco são a Moody's, a Fitch e a Standard & Poor's. A classificação de risco, ou rating, na tradução em inglês, é a nota dada por instituições especializadas em análise de crédito a países e empresas. As agências avaliam a capacidade e a disposição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de dívidas. O rating é um indicador relevante para os investidores: fornece opinião a respeito do risco de crédito da dívida do país e da empresa.

A evolução na política fiscal tem atraído a atenção de bancos de investimentos e agências de classificação de risco. Ontem, integrantes do banco de investimentos Goldman Sachs estiveram no Ministério da Fazenda.

Nesta quarta-feira, é aguardada a visita de representantes de outro banco, o Morgan Stanley.

Também hoje o subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais dos Estados Unidos, Nathan Sheets, visita o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e integrantes da equipe econômica.  

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFitchAgências de ratingJoaquim LevyMinistério da FazendaAjuste fiscal

Mais de Economia

Diretora da OMC diz que organização 'continua viva' apesar de guerras tarifárias

Comissão do Senado aprova 2º projeto de regulamentação da reforma tributária

Lula assina projeto que cria regras econômicas para big techs e amplia fiscalização do Cade

Governo Lula escolhe funcionário de carreira do Banco do Brasil para a presidência dos Correios