Economia

Irã diz que lutará para garantir fornecimento de petróleo à Índia

Irã é terceiro maior fornecedor de petróleo da Índia e ofereceu incentivos a refinarias, incluindo envios quase sem frete e um período de crédito melhorado

Petróleo: importações iranianas podem ser prejudicadas com a reimposição de sanções pelos Estados Unidos sobre Teerã (David McNew/Getty Images)

Petróleo: importações iranianas podem ser prejudicadas com a reimposição de sanções pelos Estados Unidos sobre Teerã (David McNew/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 12 de julho de 2018 às 20h54.

Nova Délhi - O Irã fará o seu melhor para garantir a segurança do fornecimento de petróleo da Índia, oferecendo "medidas flexíveis" para impulsionar o comércio bilateral, disse um comunicado da embaixada de Teerã em Nova Délhi.

O Irã é o terceiro maior fornecedor de petróleo da Índia e ofereceu incentivos a refinarias, incluindo envios quase sem frete e um período de crédito melhorado para as vendas de petróleo.

As importações iranianas podem ser prejudicadas com a reimposição de sanções pelos Estados Unidos sobre Teerã, depois de Washington ter saído de um acordo nuclear com potências mundiais.

A Índia, maior país consumidor de petróleo do Irã depois da China, pediu que refinarias se preparassem para reduções drásticas nas importações do Irã, ou até mesmo zerá-las.

"O Irã entende as dificuldades da Índia para lidar com um mercado de energia instável e tem feito e irá fazer o seu melhor para garantir a segurança do fornecimento para Índia", disse o comunicado.

As importações de petróleo iraniano pela Índia caíram cerca de 16 por cento em junho ante maio, mostraram dados de chegadas de navios.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÍndiaIrã - País

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis