Economia

Irã deve apoiar extensão de cortes da Opep se houver consenso

A Arábia Saudita e a Rússia, os maiores produtores de petróleo, concordaram na segunda-feira sobre a necessidade de prolongar os cortes até março de 2018

Opep: o Kuwait, um produtor do Golfo que geralmente está alinhado com a postura saudita dentro da Opep, disse nesta terça-feira que apoiará a proposta (Joe Klamar/AFP)

Opep: o Kuwait, um produtor do Golfo que geralmente está alinhado com a postura saudita dentro da Opep, disse nesta terça-feira que apoiará a proposta (Joe Klamar/AFP)

R

Reuters

Publicado em 16 de maio de 2017 às 15h37.

Londres/Dubai - A proposta de estender os cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de membros de fora do grupo por nove meses é uma ideia positiva, disseram fontes familiarizadas com o pensamento iraniano, sugerindo que o terceiro maior produtor da Opep deverá se unir ao plano caso haja consenso.

A Arábia Saudita e a Rússia, os dois maiores produtores de petróleo do mundo, concordaram na segunda-feira sobre a necessidade de prolongar os cortes de produção por nove meses até março de 2018 para acabar com um excesso de oferta.

O período é maior que uma extensão opcional de seis meses discutida anteriormente.

O Kuwait, um produtor do Golfo que geralmente está alinhado com a postura saudita dentro da Opep, disse nesta terça-feira que apoiará a proposta.

Mas a posição iraniana é menos previsível, uma vez que o país foi o único membro da Opep que teve autorização para aumentar sua produção sob o acordo e terá eleições presidenciais na sexta-feira.

"Essa declaração mostra o comprometimento da Opep e de outros grandes produtores de petróleo de fora do grupo em trazer estabilidade ao mercado de petróleo, no qual é essencial ter segurança de oferta nos próximos anos", disse uma das fontes.

A segunda fonte disse esperar que o Irã aceite uma extensão do acordo da Opep junto aos países não membros em uma reunião agendada para 25 de maio em Viena, desde que o outros produtores como o Iraque também participem.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaIrã - PaísKuwaitOpepPetróleoRússia

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram