Economia

IPP sobe 0,78% em novembro ante 0,09% em outubro, diz IBGE

Considerando apenas a indústria extrativa, houve avanço de 2,20% nos preços em novembro, após queda de 1,94% em outubro

Produtos: a taxa de outubro foi revisada de uma alta de 0,10% para 0,09% (Adriano Machado/Bloomberg)

Produtos: a taxa de outubro foi revisada de uma alta de 0,10% para 0,09% (Adriano Machado/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 10h39.

Rio - O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou alta de 0,78% em novembro, informou nesta sexta-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de outubro foi revisada de uma alta de 0,10% para 0,09%.

O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.

Considerando apenas a indústria extrativa, houve avanço de 2,20% nos preços em novembro, após queda de 1,94% em outubro. Já a indústria de transformação registrou aumento de 0,73% no IPP de novembro, ante alta de 0,15% em outubro.

Com o resultado anunciado nesta sexta, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumula aumento de 0,40% no ano e elevação de 0,05% em 12 meses.

Atividades

A indústria registrou aumentos generalizados de preços na porta de fábrica em novembro. Entre as 24 atividades pesquisadas, 21 tiveram elevação no IPP, informou o IBGE. Como consequência, a taxa de 0,78% do IPP de novembro foi a mais alta desde maio passado, quando subiu 0,90%.

As quatro maiores altas se deram em metalurgia (3,67%), fumo (3,62%), outros equipamentos de transporte (3,24%) e indústrias extrativas (2,20%).

Mas, em termos de influências, os maiores impactos sobre a elevação do IPP de novembro foram de metalurgia (com uma contribuição de 0,26 ponto porcentual), outros equipamentos de transporte (0,08 ponto porcentual), alimentos (0,07 ponto porcentual) e indústrias extrativas (0,07 ponto porcentual).

Acompanhe tudo sobre:PreçosIBGEIndicadores econômicosIndústria

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis