Economia

Inflação anual da OCDE desacelera para 0,8% em março

De acordo com a OCDE, a desaceleração foi guiada pelos preços da energia, que tiveram queda anual de 9,5% em março, mais que o declínio de 8,9% de fevereiro


	OCDE: os preços dos alimentos também perderam força e subiram 0,7% em março, menos que a alta de 0,9% de fevereiro
 (Antoine Antoniol/Bloomberg)

OCDE: os preços dos alimentos também perderam força e subiram 0,7% em março, menos que a alta de 0,9% de fevereiro (Antoine Antoniol/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2016 às 12h40.

São Paulo - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos 34 países que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) desacelerou para um avanço 0,8% em março, em termos anuais, de +1,0% em fevereiro.

De acordo com a OCDE, a desaceleração foi guiada pelos preços da energia, que tiveram queda anual de 9,5% em março, mais que o declínio de 8,9% de fevereiro.

Os preços dos alimentos também perderam força e subiram 0,7% em março, menos que a alta de 0,9% de fevereiro. Excluindo alimentos e energia, a taxa anual de inflação da OCDE permaneceu estável em 1,9% pelo quarto mês consecutivo.

Entre as principais economias do mundo, a inflação anual do Japão diminuiu de 0,3% em fevereiro para -0,1% em março e nos Estados Unidos recuou de 1,0% para 0,9%.

Por outro lado, a taxa subiu de 0,0% para 0,3% na Alemanha e de 0,3% para 0,5% no Reino Unido. Na zona do euro, a inflação aumentou de -0,2% em fevereiro para 0,0% em março.

A OCDE também divulga dados sobre o Brasil e afirmou que a inflação no País passou de 10,4% em fevereiro para 9,4% em março. A da China, por sua vez, permaneceu estável em 2,3%.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoOCDE

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, diz estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro