Economia

Fundo espanhol de ajuda às regiões será ativado, diz governo

O governo espanhol também fez um alerta sobre a instabilidade provocada pelos pedidos de independência da Catalhunha


	A porta-voz do governo espanhol, Soraya Saenz de Santamaría: este fundo público, ao qual poderão recorrer as 17 regiões autônomas, está dotado de 18 bilhões de euros
 (Dani Pozo/AFP)

A porta-voz do governo espanhol, Soraya Saenz de Santamaría: este fundo público, ao qual poderão recorrer as 17 regiões autônomas, está dotado de 18 bilhões de euros (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 10h29.

Madri - O fundo espanhol de ajuda financeira às regiões entrará em funcionamento esta semana, anunciou a porta-voz do governo, Soraya Saenz de Santamaría, no momento em que várias regiões já solicitaram 10 bilhões de euros, que também fez um alerta sobre a instabilidade provocada pelos pedidos de independência da Catalhunha.

Este fundo público, ao qual poderão recorrer as 17 regiões autônomas do país, está dotado de 18 bilhões de euros, que o governo considera suficiente, afirmou a porta-voz.

"O governo está preparando todo o procedimento para poder, por um lado, dispor dos fundos para concedê-los e, de outro lado, estabelecer os mecanismos para pagar os vencimentos", disse a porta-voz.

Ao mesmo tempo, a porta-voz advertiu contra "a tremenda instabilidade" provocada pelas reivindicações separatistas da Catalunha.

Ela pediu ainda que os dirigentes avaliem muito o momento do país.

O Parlamento da Catalunha inicia nesta terça-feira um debate de política geral de três dias e o partido nacionalista CiU, de Artur Mas, defenderá a votação de um texto que pede "a consulta da vontade do povo catalão", segundo o jornal El País.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrises em empresasEspanhaGoverno

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE