Economia

FGV: inflação do IGP-M é de 0,70% na 1ª prévia de maio

Resultado chegou após ter atingido 0,55% em igual prévia de abril. Índice é muito usado nos reajustes dos preços do aluguel

A Fundação Getúlio Vargas informou também os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M (Mário Rodrigues)

A Fundação Getúlio Vargas informou também os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M (Mário Rodrigues)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 08h38.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) foi de 0,70% na primeira prévia de maio, após ter atingido 0,55% em igual prévia de abril, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou perto do teto das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma elevação entre 0,12% e 0,72%. A mediana das previsões apontava taxa de 0,37%.

A FGV informou também os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado (IPA-M) teve alta de 0,60% na primeira prévia de maio, em comparação com o avanço de 0,63% da primeira prévia de abril. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,87% na prévia anunciada hoje, após subir 0,46% na primeira prévia do mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,94%, após registrar aumento de 0,23%.

O IGP-M é muito usado nos reajustes dos preços do aluguel. Até a primeira prévia de maio, o índice acumula aumento de 3,61% no ano e de 10,06% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de maio foi do dia 21 ao dia 30 de abril.

Acompanhe tudo sobre:PreçosConsumo

Mais de Economia

Com desidratação da MP 1303, dificilmente o governo atingirá meta fiscal de 2026, estima Warren

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões