Economia

Deflação de alimento permite reajuste da gasolina, diz FGV

A projeção para o IPCA fechado do ano, segundo o Boletim Focus, está em 6,29%, mesmo nível do registrado em 2013, lembrou superintendente adjunto


	Gasolina: resultado da eleição pode ser fator importante numa decisão sobre reajustes
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Gasolina: resultado da eleição pode ser fator importante numa decisão sobre reajustes (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 17h37.

Rio - A deflação nos preços dos alimentos abriu espaço para haver um reajuste na gasolina e ainda manter o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) abaixo do teto da meta do governo, afirmou nesta segunda-feira, 15, Salomão Quadros, superintendente adjunto da Superintendência de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

A projeção para o IPCA fechado do ano, segundo o Boletim Focus, está em 6,29%, mesmo nível do registrado em 2013, lembrou o pesquisador.

"A decisão deverá ficar mais para o fim do ano, talvez em dezembro, para a janela de oportunidade ser usada sem atrapalhar o teto da meta", afirmou Quadros, lembrando que "mais cedo ou mais tarde" os preços administrados que estão represados serão reajustados, incluindo a gasolina.

O resultado da eleição pode ser fator importante numa decisão sobre reajustes.

O pesquisador apresentou nesta segunda-feira um panorama para a inflação, no seminário Análise Conjuntural, promovido pelo Ibre/FGV no Rio.

Analisando dados sobre os preços de serviços, Quadros destacou que ainda não é possível concluir se a estagnação da economia, com retração do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, está levando à desaceleração da inflação.

Acompanhe tudo sobre:SaláriosTrigoPreçosAlimentosEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicosCombustíveisGasolinaReajustes de preços

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis