Economia

Dimon do JPMorgan diz que bancos dos EUA são sólidos

Indústria bancária dos EUA já quase se recuperou totalmente da crise financeira global, disse o presidente-executivo do JPMorgan


	Jamie Dimon: "Os lucros ainda podem variar por diferentes motivos. Mas se você olhar para o patrimônio, empréstimos correntes, capacidade de dívida, verá que o sistema bancário (dos EUA) é sólido"
 (Getty Images)

Jamie Dimon: "Os lucros ainda podem variar por diferentes motivos. Mas se você olhar para o patrimônio, empréstimos correntes, capacidade de dívida, verá que o sistema bancário (dos EUA) é sólido" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 09h45.

Paris - Os bancos europeus ainda estão atrás da indústria bancária dos Estados Unidos, que já quase se recuperou totalmente da crise financeira global, disse o presidente-executivo do JPMorgan & Chase, Jamie Dimon, ao jornal francês Le Figaro.

"Os lucros ainda podem variar por diferentes motivos. Mas se você olhar para o patrimônio, empréstimos correntes, capacidade de dívida, verá que o sistema bancário (dos EUA) é sólido", disse ao jornal o executivo, que também é presidente do Conselho do maior banco dos Estados Unidos em ativos.

"(O sistema bancário) agora pode fazer seu trabalho: financiar o crescimento e o emprego. Infelizmente, a Europa ainda não está no mesmo estágio." Cinco anos e meio depois da falência do Lehman Brothers, o Federal Reserve, o banco central norte-americano, disse no final de março que os grandes bancos dos EUA têm suficientes amortecedores de capital para resistir a uma drástica recessão econômica, anunciando que 29 dos 30 principais bancos atingiram a barreira mínima em sua verificação anual de saúde.

O Banco Central Europeu está agora examinando os balanços contábeis dos bancos europeus como parte de um plano maior para harmonizar a supervisão bancária, buscando evitar uma repetição da crise da dívida que custou trilhões em resgates financiados pelos contribuintes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosEmpresas americanasCrise econômicaFinançasJPMorganbancos-de-investimento

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis