Economia

Déficit orçamentário espanhol tem forte alta até julho

O déficit em 5,3% do PIB é mais um indício de que o país pode não alcançar sua meta de déficit pelo quarto ano consecutivo


	Moedas de Euro sobre o mapa de Madri, na Espanha: o país a busca reduzir seu déficit orçamentário para 6,5% do PIB este ano, de 10,6% em 2012
 (Sean Gallup/Getty Images)

Moedas de Euro sobre o mapa de Madri, na Espanha: o país a busca reduzir seu déficit orçamentário para 6,5% do PIB este ano, de 10,6% em 2012 (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 07h57.

Madri - O governo da Espanha informou que o déficit orçamentário do país estava em 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim dos primeiros sete meses do ano, um indício de que a quarta maior economia da zona do euro pode não alcançar sua meta de déficit pelo quarto ano consecutivo.

A Espanha busca reduzir seu déficit orçamentário para 6,5% do PIB este ano, de 10,6% no ano passado. A meta, estipulada pela Comissão Europeia, já foi alterada este ano, em relação à meta anterior de 6,3% do PIB, mas muitos economistas afirmam que mesmo a meta mais fácil será difícil de ser atingida.

A economia espanhola estava em recessão até pelo menos o segundo trimestre e um crescimento somente moderado é esperado para o segundo semestre.

No fim de junho, o déficit orçamentário da Espanha era de 4% do PIB. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsEspanhaDéficit públicoOrçamento federal

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis