Economia

CNI diz que manutenção de juros baixos depende de ajuste fiscal

Entidade defendeu a aprovação de reformas para reequilibrar as contas públicas e manter a taxa em 6,75% ao ano

Indústria: entidade adverte para a interrupção do ciclo de queda por incertezas provocadas pelas eleições (foto/Getty Images)

Indústria: entidade adverte para a interrupção do ciclo de queda por incertezas provocadas pelas eleições (foto/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 19h37.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2018 às 22h29.

O destino da taxa Selic (juros básicos da economia) depende da manutenção do ajuste fiscal, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comunicado, a entidade defendeu a aprovação de reformas, principalmente a da Previdência, para reequilibrar as contas públicas e manter a taxa em 6,75% ao ano.

"A manutenção dos juros nesse patamar exige rigor com o ajuste fiscal. O equilíbrio permanente das contas públicas depende, sobretudo, da aprovação da reforma da Previdência", destacou a CNI. Para a confederação, a mudança no ambiente internacional, com a alta dos juros norte-americanos e a consequente diminuição do dinheiro em circulação nos mercados globais, pode limitar novas quedas na taxa Selic.

Na avaliação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a inflação em baixa e a lentidão na retomada do crescimento da economia permitiram ao Banco Central reduzir mais uma vez a taxa Selic. A entidade, no entanto, adverte para a interrupção do ciclo de queda por causa das incertezas provocadas pelas eleições.

"A expectativa é de que essa seja a última queda deste ciclo. Novas quedas vão depender de como vão se comportar os indicadores de inflação e de atividade. E mesmo que a inflação permaneça sob controle, haverá as incertezas próprias de um ano eleitoral", ressaltou o SPC Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralSelicCNI – Confederação Nacional da IndústriaCopomReforma da Previdência

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis