Ciência

China diz que Harvard não sabe onde coronavírus esteve no verão passado

Professores da universidade analisaram dados de satélite e pesquisas sobre "diarreia" e "tosse" no Baidu, o Google da China

Coronavírus: (SERGII IAREMENKO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images for National Geographic Magazine)

Coronavírus: (SERGII IAREMENKO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images for National Geographic Magazine)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 9 de junho de 2020 às 13h38.

Um estudo da Universidade de Harvard apontou que o novo coronavírus começou a circular em Wuhan, na província de Hubei, na China, já no verão passado --- meses antes do que os chineses teriam afirmado.

A análise dos professores foi feita através do uso de imagens de satélite de estacionamentos de hospitais na cidade e também no site de pesquisas mais utilizado no país asiático, o Baidu --- por lá, entre julho e agosto, muita gente procurou os sintomas de uma provável doença, como tosse e diarreia (alguns dos principais nos casos da covid-19).

Mas as autoridades chinesas não gostaram da afirmação da universidade. Segundo o jornal britânico Financial Times, Hua Chunying, porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, afirmou que "chegar a essas conclusões com base em tráfego de veículos... é extremamente absurdo".

Segundo a Harvard, três semanas antes da existência do novo coronavírus ser confirmada, houve um crescimento nas buscas pelos termos "tosse" e "diarreia".

Os primeiros casos de SARS-CoV-2 teriam surgido, segundo o governo da China, no final de 2019. À época, Wuhan era a origem e o epicentro da doença. Em Hubei, 68.135 pessoas foram infectadas e outras 4.512 morreram.

Até o momento, segundo o monitoramento em tempo real da Johns Hopkins, mais de 7 milhões de indíviduos já foram infectados pelo novo coronavírus ao redor do mundo --- os Estados Unidos, com 1.963.828 infectados, são o novo epicentro mundial do vírus. Em segundo lugar está o Brasil, com 707.412 doentes e 37.134 mortos.

A pesquisa feita pela Universidade é preliminar e não passou pelo peer review, ou seja, significa que ela ainda está sendo analisado por pesquisadores não ligados à pesquisa e ajustada para publicação em um periódico científico.

Acompanhe tudo sobre:ChinaHarvardCoronavírus

Mais de Ciência

Nasa: pela 1ª em mais de 60 anos, mulheres são maioria em turma de astronautas

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral tem sucesso na perda de peso, diz estudo

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário

Cientistas criam primeiros vírus baseados em IA. O próximo passo? Desenvolver novas formas de vida