Casual

Zegna transforma a Ópera de Dubai em Villa Zegna para desfile de 2026

Para a coleção, o diretor artístico Alessandro Sartori fez com que as peças passassem por intensas lavagens que moldaram seus volumes ao corpo e desbotaram suas cores

Zegna: James Blake durante a apresentação na Villa Zegna (Zegna/Divulgação)

Zegna: James Blake durante a apresentação na Villa Zegna (Zegna/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de junho de 2025 às 17h11.

Última atualização em 8 de setembro de 2025 às 22h43.

Tudo sobreModa
Saiba mais

Cento e quinze anos após a fundação do Oasi Zegna, a visão de Ermenegildo Zegna segue como inspiração para a marca italiana. Para a coleção de 2026, a Ópera de Dubai foi transformada por uma semana na Villa Zegna.

Para este desfile, o diretor artístico Alessandro Sartori fez com que as peças passassem por intensas lavagens que moldaram seus volumes ao corpo e desbotaram suas cores.

A estética despojada dos casacos amarrados na cintura, dos mocassins usados como chinelos sugere uma forma de se adaptar livremente à poesia áspera do cotidiano.

"Há um imediatismo e uma vivacidade no fascínio terreno desta coleção que desmente o processo de pensamento em camadas por trás dela", diz Sartori. "Enquanto pesquisávamos, nos deparamos com uma imagem que parecia esclarecedora e que resumia perfeitamente minhas intenções".

Zegna: a Ópera de Dubai foi transformada por uma semana na Villa Zegna (Zegna/Divulgação)

Ele retrata uma cadeira, sobre a qual as peças de roupa são empilhadas após serem retiradas, provavelmente, prontas para serem retiradas no dia seguinte. "Como designers, fazemos metade do trabalho: o resto acontece quando os clientes interpretam as peças no dia a dia".

As silhuetas são soltas e desconstruídas, com jaquetas e camisas leves, e até mesmo a icônica Il Conte vem em uma versão mais quadrada e espaçosa.

Camisas Nehru de camada dupla e camisas compridas que funcionam como agasalhos dão o tom simples e fluido, assim como os shorts sob medida usados sob casacos de verão sob medida ou blusons.

A paleta é uma mistura de bianco Oasi, mastice, burro di montagna, caligine e corda, acentuada com notas de olio, conhaque, licor, felce, ciclamino, magnólia, anêmona e tons densos de fumo, ardesia lavato, barolo.

As texturas contam com tecidos como Shetland de verão em lã/seda/linho, popelina ultraleve em seda pura e algodão/seda, linho/lã jacquard, camurça segunda pele, diagonal em cânhamo lixado, popelina de lona de vela compacta, popelina de algodão Sea Island, seda rústica tecida à mão, tapete de seda/lã de linho, lona de três camadas em Oasi Lino, couro de malha, couro com padrão jacquard,  toalha de algodão/papel/lã.

Acompanhe tudo sobre:ModaLuxoRoupasDesfiles de modaZegna

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis