Casual

Nova "Dieta dos Astronautas" usa comida seca para emagrecer

Kit com 14 refeições liofilizadas, cápsulas fitoterápicas e chá promete ajudar a perder entre quatro e oito quilos por mês

O astronauta brasileiro Marcos Pontes deu o aval à dieta e seu rosto estampa o rótulo dos produtos (Divulgação)

O astronauta brasileiro Marcos Pontes deu o aval à dieta e seu rosto estampa o rótulo dos produtos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 16h06.

São Paulo – Em missões espaciais, os astronautas se alimentam com refeições liofilizadas, ou seja, secas, para que durem mais tempo e que fique mais fácil estocá-las. Na hora da fome, eles reidratam tudo para, então, comer. Desde junho, chegou ao mercado uma opção de regime que aplica o mesmo princípio à rotina de quem quer emagrecer.

A chamada “Dieta dos Astronautas”, lançada pelo centro de estética Emagrecentro, consiste em um kit com 14 refeições desidratadas, um frasco de cápsulas fitoterápicas e uma caixa de chá misto com 12 ervas. Cada "prato" é composto por ingredientes liofilizados e, quando se adiciona água à mistura, o conteúdo que, quando seco, pesa cerca de 80 gramas volta ao peso e volume de um prato de comida normal.

De acordo com Edson Ramuth, consultor de negócios do Emagrecentro, o diferencial das refeições da dieta é o fato de elas serem feitas com comida de verdade, serem balanceadas, sem conservantes e condimentos em excesso, e terem a quantidade mais indicada para uma pessoa emagrecer com saúde. 

Cada pacote tem de 300 a 400 calorias, distribuídas em uma porção de proteína, uma de verdura e uma ou duas de carboidrato. Seguindo o regime corretamente, ele Ramuth afirma que é possível perder entre quatro e oito quilos por mês. A duração do kit, que custa 360 reais, pode variar entre sete ou 14 dias, dependendo de se a pessoa trocar duas ou uma refeição diária pelas do pacote.

Para a nutricionista Vânia Barberan, o processo de liofilização usado pelo fabricante é uma boa tecnologia para conservar os alimentos e o fato de a dieta ser formada por refeições de verdade é ainda mais interessante. “Achei bom que o produto não é um só, como uma sopa. A ideia de colocar comida com textura de comida é genial”, afirma.

Ela diz que é possível fazer um regime semelhante, com ingredientes balanceados e em pouca quantidade, mesmo sem comprar o kit, apenas com acompanhamento e autocontrole. Mas ela considera também que o conjunto pode facilitar o emagrecimento para quem tem dificuldade no processo. 

Acompanhe tudo sobre:DietasEmagrecimentoSaúde e boa forma

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis