Tássia Magalhães: chef do Nelita inaugura novo restaurante (Ricardo Castilho Jr./Divulgação)
Repórter de Casual
Publicado em 5 de outubro de 2025 às 13h59.
A sequência de notícias sobre intoxicação por metanol em bebidas adulteradas provocou um efeito imediato no comportamento dos consumidores e nas vendas de bebidas em baladas, bares e restaurantes em diferentes regiões do país. Outras bebidas ganham destaque enquanto parte do público evita destilados por precaução, como coquetéis sem álcool, cerveja e vinhos.
Voltado aos fermentados de uva, São Paulo ganha um novo destino gastronômico: o Lita, projeto do sommelier Danyel Steinle e da chef Tássia Magalhães, ambos à frente do Nelita e do Mag Market.
Ainda em soft opening, a casa com 44 lugares será um bar de vinhos com pequenas porções de pratos, ideais para compartilhar. Elaborada por Steinle, a seleção de vinhos reúne entre 400 e 500 rótulos do mundo todo, guardados em uma adega com capacidade para 685 garrafas.
A proposta é ousada: oferecer mais de 20 opções de taça, que mudam quinzenalmente ou mensalmente, incentivando o público a explorar novas regiões, produtores e estilos. Além dos clássicos da Borgonha e Champanhe, entram em cena nomes emergentes da Catalunha e de outras áreas menos exploradas, além de iniciativas como o compartilhamento de garrafas entre mesas e o inédito vermute em torneira.
“O trabalho de curadoria e pesquisa é constante. Queremos que o cliente tenha a confiança de que vai encontrar rótulos clássicos, mas também a surpresa de provar o novo”, diz Steinle.
Danyel Steinle: sommelier dos restaurantes Nelita e Lita. (Samuel Hideki/Divulgação)
No piso superior, com 21 lugares, o Lita reserva um espaço para encontros especiais como degustações às cegas, aulas, apresentações de produtores e discussões sobre tendências.
O menu criado por Tássia traz 14 pratos salgados e três sobremesas, todos preparados em uma cozinha aberta e renovados semanalmente. A ideia é que um casal peça de seis a sete pratos para compor a experiência.
“A cozinha não será coadjuvante. O Lita nasce como um local onde vinho e gastronomia caminham lado a lado, com uma expressiva carta de vinhos, mas sem que a comida perca o protagonismo”, diz Tássia.