1418476287
Redatora
Publicado em 23 de maio de 2025 às 10h51.
O futuro da liderança não está mais centrado em figuras heróicas, mas em gestores que sabem construir ecossistemas capazes de desenvolver o potencial coletivo de suas equipes.
Em 2024, uma pesquisa da Harvard Business Review escancarou esse desafio: 91,9% dos executivos apontaram barreiras culturais como as principais barreiras da transformação organizacional. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
A seguir, veja os três principais erros que líderes precisam evitar para continuar relevantes, eficazes e em constante evolução no mercado:
A rápida integração da inteligência artificial nas empresas gerou apreensão entre profissionais, mais preocupados com a sua relevância futura do que com a segurança no emprego.
O dado é revelador: 92% das empresas afirmam que vão aumentar seus investimentos em IA, mas apenas 1% diz ter uma aplicação madura da tecnologia, segundo a McKinsey.
O maior ativo de qualquer organização não são suas ferramentas tecnológicas, mas as pessoas.
Organizações que valorizam a escuta e a colaboração constroem soluções mais inovadoras.
É essencial adotar práticas estruturadas de diálogo — como workshops multifuncionais, canais de feedback e fóruns abertos.
A capacidade de transformar divergência em criatividade é uma das competências mais valiosas no arsenal de qualquer líder.
Os valores organizacionais devem ser vividos, e não apenas emoldurados.
Lideranças que não conectam valores com ações comprometem a credibilidade da organização — e também sua carreira.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.