Carreira

Três atitudes para líderes conquistarem a confiança no trabalho, segundo professor de Stanford

Professor de Stanford e investidor de risco, Robert Siegel ensina como líderes podem conquistar respeito e lealdade

 (Hinterhaus Productions/Getty Images)

(Hinterhaus Productions/Getty Images)

Publicado em 12 de maio de 2025 às 11h49.

A confiança pode não ser o termo mais recorrente quando se fala em liderança, mas está no centro de todas as relações profissionais bem-sucedidas.

Para Robert Siegel, professor da Escola de Administração da Universidade de Stanford e investidor de risco com mais de 16 anos de experiência no ecossistema de startups, a confiança é uma habilidade essencial.

Em entrevista à Inc., ele detalhou cinco atitudes fundamentais para líderes que desejam conquistar o respeito e a lealdade de suas equipes, clientes e parceiros de negócios.

As 5 atitudes essenciais segundo Robert Siegel

1. Faça o que você diz que fará

Para Siegel, o compromisso com a palavra dada é um dos pilares mais importantes da liderança confiável. Cumprir o que se promete consolida a imagem de alguém confiável.

Em contrapartida, falhar sem comunicar mina a credibilidade. Quando imprevistos acontecem a orientação é clara: seja transparente.

"Comunicar-se de forma eficaz e transparente, e não evitar conversas difíceis, contribui muito para desenvolver confiança"diz Siegel

2. Seja honesto sobre seus próprios erros

Admitir equívocos e agir para não repeti-los demonstra maturidade e fortalece relações profissionais.

Siegel encoraja líderes a errarem — contanto que aprendam com as falhas. Ele acredita que não errar nunca pode ser um sinal de que o profissional não está se arriscando ou inovando o suficiente.

Apenas certifiquem-se de aprender com os erros que cometeram e de que estão cometendo novos, reforça.

Essa postura tem impacto direto na confiança de equipes e investidores, especialmente em ambientes dinâmicos como o das startups.

3. Pare de evitar conversas difíceis

Ignorar conflitos ou falhas de desempenho por receio de desconforto pode minar relações de trabalho e comprometer resultados.

Para Siegel, enfrentar conversas difíceis de forma direta e honesta fortalece os vínculos e demonstra respeito pelo outro.

Ele destaca que as pessoas percebem quando há uma desconexão entre comportamento e discurso.
Conversas difíceis, se conduzidas com empatia, têm o poder de transformar relações profissionais.

"Descobri que conversas difíceis podem reforçar laços e comprometimento"diz Siegel

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Embraer lança programa de estágio com bolsas de até R$ 2.400; veja como se inscrever

Uma técnica de 5 minutos que ajuda a focar mais, segundo especialista em produtividade do Google

‘Essas foram as lições mais importantes que aprendi’, diz CEO da Lyft

“A nova geração precisa ser mais ‘Cazuza’ no mercado de trabalho”, diz presidente da Chilli Beans