Carreira

Por que a esse tipo de gestão falha — e como os líderes podem fazer a diferença com três passos

Transforme a gestão de mudanças em uma ação irresistível com dicas práticas de líderes experientes

12. Olhe o fracasso dos outros e tire lições (STUDIO GRAND OUEST/Thinkstock)

12. Olhe o fracasso dos outros e tire lições (STUDIO GRAND OUEST/Thinkstock)

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 14h40.

A transformação dentro das organizações não precisa ser uma imposição difícil de engolir. Na verdade, as melhores mudanças acontecem quando se tornam irresistíveis, ou seja, quando são voluntariamente aceitas e adotadas pelos membros da equipe. 

Este conceito, defendido por Phil Gilbert, ex-chefe de design da IBM (empresa multinacional americana de tecnologia), é central para entender por que a maioria das iniciativas de mudança falham e como podemos reverter isso. 

Se você está à frente de uma organização ou equipe e busca um caminho sustentável para a mudança, aqui estão três estratégias comprovadas para transformar a gestão de mudanças em uma jornada bem-sucedida e engajante. As informações foram retiradas de Inc.

1. Dê um nome de peso à mudança

A maioria das iniciativas de mudança falha ao se concentrar apenas na mecânica, como a implementação de uma nova tecnologia ou processo. No entanto, para que a transformação seja absorvida de forma eficaz, ela deve ser tratada como algo mais significativo. 

Phil Gilbert sugere que, assim como marcas de luxo criam uma identidade forte, você deve atribuir à sua transformação um nome que transcenda a técnica e ressoe com os valores da cultura da sua organização. 

Ao dar um nome que represente o que você deseja alcançar e os valores que deseja implementar, você cria um movimento, e não apenas um projeto.

2. Use histórias reais, não apenas visões

Em vez de se concentrar em visões grandiosas e promessas de um futuro idealizado, é importante construir a crença por meio de histórias reais de pessoas que já abraçaram a mudança. 

Ao compartilhar relatos de sucesso de colegas que já se beneficiaram do processo, você cria um engajamento genuíno. Gilbert destaca que a comunicação deve ser baseada em provas reais, não apenas evangelizando uma visão. 

Quando as pessoas veem que a mudança já está fazendo a diferença no dia a dia de outros, a adesão se torna mais natural.

3. Alinhe pessoas, práticas e locais

Transformações duradouras não surgem apenas de ferramentas ou novos processos. Elas acontecem quando há um alinhamento entre as pessoas, as práticas que elas adotam e os locais em que trabalham.

Para que a mudança seja eficaz, é necessário ajustar as práticas cotidianas e os ambientes para reforçar a nova cultura. Isso pode incluir desde novas metodologias de trabalho até a criação de espaços físicos ou virtuais que incentivem a colaboração e a mudança de comportamentos.

O Na Prática convoca todos os jovens profissionais entre 22 e 35 anos a assumir o protagonismo da própria carreira

O Na Prática nasceu com a missão de transformar o potencial de jovens em resultados concretos para suas carreiras e para o Brasil. 

O curso Execução de Alta Performance é um dos programas mais completos para quem busca sair da estagnação e crescer com consistência.

Tudo o que você ganha ao se inscrever:

  • Aprendizado prático em dois módulos intensivos presenciais

  • Desenvolvimento das competências mais valorizadas pelas empresas: ambição, foco em resultado, integridade e rede

  • Desafio exclusivo (Salto) para colocar em prática seus objetivos imediatamente

  • Reconhecimento profissional mais rápido

  • Networking com jovens de alto desempenho em todo o país

  • Certificado de participação Na Prática

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS; GARANTA SUA VAGA

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingNa PráticaNa Prática - Execução de Alta PerformanceNa Prática Execução de Alta Performance

Mais de Carreira

Utilize esses três comandos do ChatGPT para aprender qualquer coisa em qualquer área

Nunca comece um prompt no ChatGPT com “me ajude com”. Aqui está o motivo

De rapper a CEO: como ele construiu um império milionário no ramo da culinária

Ele é o bilionário mais jovem do mundo, ensinou à IA 'o que só humanos sabem' e gerou U$10 bi