Carreira

Esta pergunta simples revela quem vai sobreviver à revolução da inteligência artificial

Para a CEO da Accenture, Julie Sweet, candidatos em entrevistas de emprego precisam estar prontos para responder essa questão

Trabalhando com IA: veja a pergunta que você tem que saber na hora da entrevista (Freepik)

Trabalhando com IA: veja a pergunta que você tem que saber na hora da entrevista (Freepik)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 17 de maio de 2025 às 06h33.

Com os avanços constantes da inteligência artificial, o desafio das empresas é identificar profissionais capazes de se adaptar rapidamente. Para Julie Sweet, CEO da Accenture — gigante de tecnologia avaliada em US$ 64 bilhões —, a resposta está numa pergunta simples, mas reveladora: "o que você aprendeu nos últimos seis meses?"

Durante entrevista no podcast In Good Company, Sweet explicou que essa questão é um filtro fundamental no processo seletivo da empresa. "Se o candidato não consegue responder a essa pergunta, não é um verdadeiro aprendiz", disse a executiva. A resposta não precisa ser sobre temas técnicos ou complexos — até mesmo aprender a fazer um bolo serve para demonstrar a capacidade de adquirir novos conhecimentos.

A escolha desse critério mostra como a cultura do aprendizado contínuo se tornou essencial para empresas que querem se manter competitivas num mercado impactado pela IA generativa. "No mundo atual, o perfil do funcionário ideal mudou completamente", afirma Sweet.

No mesmo episódio, a executiva revelou que, apesar da agenda apertada, ela mesma conseguiu aprender a fazer pão recentemente — um exemplo de que o aprendizado é uma prática constante, não um ponto de chegada.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialentrevistas-de-empregofuturo-do-trabalho

Mais de Carreira

Orientação para finanças e resultados: veja conselhos para quem deseja ser um líder de alto impacto

'Todo o meu sucesso vem de um único conselho,' diz CEO de empresa avaliada em US$ 61 bilhões

Boa liderança não é só carisma: veja a habilidade técnica mais importante para líderes de sucesso

CEO revela comportamentos que sempre busca em candidatos a emprego: ‘Pessoas que os têm não falham’