Gautam Anand, criador do WorldGuessr (Fonte: LinkedIn | Reprodução)
Redatora
Publicado em 2 de outubro de 2025 às 14h20.
Aos 17 anos, Gautam Anand, estudante do ensino médio em Rochester (Minnesota), conseguiu transformar sua paixão por tecnologia em um negócio com resultados financeiros expressivos.
Criador do WorldGuessr, jogo que combina quiz com imagens do Google Maps para ensinar geografia de forma interativa, o jovem já superou a marca de US$ 100 mil em receita anual e acumula mais de 50 mil downloads no Google Play, além de presença na App Store.
Gautam é a prova de que uma ideia simples, iniciada como um projeto paralelo, pode se transformar em negócio sustentável por meio de modelos de monetização escaláveis e gestão de recursos enxuta. As informações foram retiradas da Forbes.
O jogo foi lançado em 2024, inicialmente como um projeto para amigos de escola. Mas rapidamente ganhou força quando professores passaram a usá-lo em sala de aula como ferramenta pedagógica.
A partir daí, o crescimento foi exponencial e garantiu 100 mil usuários em setembro de 2024, chegando até 1 milhão até dezembro do mesmo ano.
O modelo de negócios combina publicidade, compras dentro do aplicativo e licenciamento, uma estratégia que garante fluxo de caixa diversificado, característica central para startups digitais em fase de crescimento.
O aumento repentino da base de usuários trouxe dificuldades técnicas. Servidores sobrecarregados chegaram a cair, obrigando Gautam a realizar melhorias constantes.
Essa necessidade de reinvestimento para manter a operação ativa é um exemplo clássico de como decisões financeiras rápidas e assertivas são essenciais em empresas em expansão.
A proposta do WorldGuessr também responde a uma demanda global, com a queda no desempenho em geografia entre estudantes americanos. Para professores, o jogo passou a ser aliado no ensino de temas internacionais; já para os usuários, ele se tornou uma forma lúdica de explorar o mundo.
A história de Gautam mostra que não é preciso esperar décadas de carreira para aplicar conceitos de gestão financeira de impacto. Com visão estratégica e controle de recursos, até um estudante pode transformar uma ideia em negócio lucrativo e global.
A capacidade de estruturar modelos de receita sustentáveis e tomar decisões rápidas diante de pressões do mercado é o que diferencia ideias promissoras de negócios rentáveis.
De olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.