Carreira

A lista secreta de alvos da IA: quem pode ser comprado no setor de software

Com a pressão da inteligência artificial sobre modelos tradicionais de software, analistas enxergam um ambiente de consolidação que pode redefinir carreiras, competências e estratégias no mercado de tecnologia.

Movimento de consolidação em software ganha força com pressão da IA (Imagem gerada por IA/Freepik)

Movimento de consolidação em software ganha força com pressão da IA (Imagem gerada por IA/Freepik)

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 12h00.

A pressão da inteligência artificial sobre o modelo tradicional de software derrubou avaliações de mercado e reacendeu o interesse de investidores por fusões e aquisições. A queda nas ações de empresas antes celebradas e a dúvida sobre o impacto das ferramentas generativas no SaaS criaram um ambiente de incerteza.

Segundo o Business Insider, para analistas da RBC Capital, esse cenário abriu uma janela rara para compradores, sobretudo fundos de capital privado, que buscam ativos baratos antes de uma possível reorganização do setor.

Segundo a instituição, o volume de fusões e captações em software cresceu 78% no ano.

O diagnóstico é direto: com a pressão da IA e a dificuldade de muitas empresas em construir narrativas consistentes de transformação, surgem oportunidades para grupos que queiram reestruturar modelos de negócio e prepará-los para um ambiente orientado por algoritmos.

EXAME libera 2 mil vagas para curso gratuito e virtual para quem quer aprender IA do zero. Garanta sua vaga clicando aqui.

Quem está na mira da IA?

Ao examinar potenciais alvos, os analistas destacam companhias com base sólida de clientes, fluxo de caixa estável e pouca clareza sobre sua estratégia de IA, exatamente o tipo de perfil que tende a atrair compradores em busca de valor represado.

É o caso de empresas como Asana, Box e Dropbox, que enfrentam competição crescente de plataformas nativas em IA.

Outras, como Confluent, GitLab, Elastic e Five9, possuem tecnologias estratégicas que podem acelerar a oferta de grandes players ou complementar ecossistemas corporativos.

Se deseja aprender as maiores ferramentas de IA do mercado, clique aqui para garantir vaga em curso gratuito sobre o tema

A dinâmica ajuda a explicar por que nomes como DocuSign, Coursera, Qualys, Rapid7, Varonis e PagerDuty também aparecem no radar: todas operam em segmentos diretamente afetados pela automatização de processos, segurança orientada por dados ou infraestrutura em nuvem, áreas onde IA generativa já impulsionam novas demandas.

 Para investidores e para a força de trabalho do setor, a disputa não gira apenas em torno de ativos: envolve também a capacidade de entender como a inteligência artificial está redefinindo o valor no mercado global de software.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣

  • Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
  • Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
  • Tomar decisões inteligentes com base em dados. ⁣
  • Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
  • Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣

Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Por que uma médica abandonou Harvard para trabalhar com IA — e vao faturar US$ 5,5 milhões

Quem realmente ganha com IA? Alguns setores já estão ficando para trás no mercado

ChatGPT-5.1 tem personalidade? Agora você pode conversar com a versão cínica da IA

IA vai acabar com os apps de edição? Veja os novos recursos do Google Fotos