Carreira

4 regras que Claudia Sender, presidente da Latam, não quebra

"Cheguei à presidência pelo meu histórico de resultados e estratégias a longo prazo que implementei durante minha carreira", diz executiva


	Claudia Sender: de estagiária a presidente em 15 anos
 (Omar Paixão / VOCÊ S/A)

Claudia Sender: de estagiária a presidente em 15 anos (Omar Paixão / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2016 às 19h00.

São Paulo —Aos 38 anos, Claudia Sender assumiu a presidência da TAM um ano após ter sido concluída a fusão da empresa com a LAN, e que deu origem à maior companhia aérea da América Latina. A frente da companhia, ela tornou-se uma das executivas mais respeitadas do Brasil, considerada pela Revista Forbes uma das dez mulheres mais poderosas do país e um dos 40 jovens executivos mais promissores do mundo.

Acho que cheguei à presidência da TAM pelo meu histórico de resultados e estratégias a longo prazo que implementei durante minha carreira. A habilidade de trabalhar com tantas pessoas diferentes também pesou muito, ela explica ao Na Prática. Sua trajetória até então havia sido diversa: formada em Engenharia Química, começou sua carreira como estagiária da consultoria Bain & Company, onde permaneceu por sete anos, e depois trabalhou por mais sete na Whirpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul. Acumulou ainda um MBA na pratigiada escola de negócios de Harvard.

A seguir, veja quatro dicas que ela compartilhou com exclusividade com os leitores do Na Prática, e que fazem parte do minicurso por email Conselho de CEO – Aprenda sobre a carreira em gestão empresarial com grandes líderes.

Dica 1: Pessoas não são números

Muito se fala que metas ambiciosas ajudam a motivar as pessoas a correr atrás do resultado. No entanto, metas não são só números, precisam ser aspiracionais e se relacionar com o sonho das pessoas. Isso vale tanto para a empresa, a equipe, e individualmente.

yt thumbnail

Dica 2: Resultados dispensam explicações

No final das contas, o que vai contribuir para o seu valor dentro de uma empresa é o resultado que você foi capaz de entregar, e não as eventuais explicações sobre o que deu certo ou errado. Por isso é importante não olhar só para o esforço que você coloca nas tarefas seu dia a dia, mas sim também no resultado que essas tarefas estão gerando. Esse é o famoso foco em resultados.

yt thumbnail

Dica 3: O consumidor é quem manda

Por mais que o resultado para o acionista seja a prioridade de uma empresa, é preciso entender que quem sustenta a longevidade da companhia é o consumidor – portanto, sua opinião é muito importante nas decisões de negócio.

yt thumbnail

Dica 4: Calibre a ansiedade

Na dose certa, ansiedade é bom e gera um senso de urgência. Porém, fora do controle, vai causar decisões precipitadas e que vão atrapalhar a sua carreira.

yt thumbnail

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar

Acompanhe tudo sobre:Empresascarreira-e-salariosDicas de carreiracompanhias-aereasPresidentes de empresaLatam

Mais de Carreira

O pedreiro que virou trainee – e CEO: conheça a história do presidente da Nestlé Brasil

Como responder perguntas de entrevista sem perder sua essência

Quais são as principais características de um trabalho?

Quer trabalhar no Canadá? Québec abre inscrições de trabalho e estudos para brasileiros