Bússola

Rio Pipeline & Logistics 2025: evento discute integração energética da América Latina

Evento que começa hoje, 9 de setembro, terá debates estratégicos sobre o acordo de gás entre Brasil e Argentina, transição energética e o futuro da infraestrutura logística no país

Edição anterior do Rio Pipeline & Logistics, em 2023 (IBP/Divulgação)

Edição anterior do Rio Pipeline & Logistics, em 2023 (IBP/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 07h00.

Evento dedicado à indústria de dutos, transporte e logística de energia, o Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, dia 9, e vai até o dia 11 de setembro no ExpoRio Cidade Nova. Nesta edição, a integração do mercado de gás do Cone Sul é o debate mais aguardado. 

O evento é um dos maiores do segmento, esperando receber mais de 10 mil visitantes nesta edição. 

Em comparação a 2023, o Rio Pipeline & Logistics 2025 apresenta: 

  • Crescimento de 50% na área de exposição
  • Aumento de 40% no número de expositores 
  • Mais 25% na quantidade de congressistas inscritos.

Estarão presentes nas discussões, executivos como: 

  • Claudio Schlosser – Petrobras
  • Jorge Hijjar – TBG
  • Erick Portela – NTS, 
  • Pietro Mendes – MME.

“Desafios para a integração do mercado de gás no Cone Sul”

Os participantes verão um debate com foco no protocolo de intenções assinado entre Brasil e Argentina para a comercialização do gás da reserva de Vaca Muerta

O painel dedicado ao assunto terá moderação de Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – entidade organizadora do evento.

O painel ainda contará com a presença de executivos da Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB), ATgás e representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do órgão regulador argentino ENARGAS

A iniciativa é vista como estratégica diante do declínio das reservas bolivianas e da crescente demanda industrial brasileira.

Evento de destaque no setor 

O evento ainda conta como atrativo para o público de turismo de negócios com alto poder de consumo, fortalecendo a economia local do Rio de Janeiro. A programação evidencia a transformação do setor:

  • O congresso ampliou sua abordagem para incluir temas cruciais como Transição Energética, Biocombustíveis, Descarbonização, Inteligência Artificial e Transformação Digital.
  • Painéis sobre riscos cibernéticos, desenvolvimento de novos projetos offshore e CEO Talks com líderes da Petrobras, TBG e TAG também estão na agenda. 

“A Rio Pipeline & Logistics 2025 conecta tecnologia, logística e energia, com debates estratégicos sobre o futuro do setor. Esperamos uma edição histórica, com recorde de público e conexões de alto valor para toda a cadeia de dutos e logística”, destaca Victor Montenegro, gerente executivo de eventos do IBP.

Além do congresso principal, o evento aposta em inovação com a Arena de Logística, um espaço dedicado à integração da cadeia de suprimentos para otimizar processos de transporte e armazenagem, e o Young Rio Pipeline Program, focado no desenvolvimento de novos talentos para a indústria.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:EventosGásGás e combustíveis

Mais de Bússola

Opinião: Gás do Povo é uma parceria que garante o futuro energético do Brasil

Aplicativo de vídeos curtos faz parceria com Ministério da Justiça para combater golpes online

Avanço da conectividade em áreas rurais impulsiona adoção da IoT no agronegócio brasileiro

O que é o intraempreendedorismo e como ele gera inovação no mercado corporativo