O que as empresas de turismo planejam durante alta temporada com fluxo até 51% maior (Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 29 de julho de 2025 às 13h00.
Última atualização em 30 de julho de 2025 às 13h16.
Do Carnaval ao show da Lady Gaga, os eventos no Rio de Janeiro continuam validando a fama da capital fluminense. O turismo da ‘cidade maravilhosa’ está em alta com um primeiro semestre marcado pela vinda de 1,2 milhão de turistas – aumento de 52% em relação ao ano passado.
Difícil não enxergar tempo bom para os negócios no setor. O Carnaval sozinho rendeu R$ 6,5 bilhões, segundo a Secretaria Estadual do Turismo. Mas o que as empresas do Rio estão fazendo para aproveitar a alta no fluxo de visitantes?
Para entender como os atrativos turísticos podem se preparar e maximizar os resultados dos bons ventos, exploramos 5 estratégias das empresas fluminenses que podem valer de inspiração para outras capitais turísticas do Brasil
Estender o horário de funcionamento pode implicar no aumento de custos, mas eles podem ser facilmente compensados se o fluxo for alto.
A estratégia foi adotada pelo AquaRio, acompanhada de novas atrações e mirando o período das férias de julho.
Além do aquário principal, que abriga mais de 10 mil animais marinhos, e atrações fixas, como o Museu de Cera e a Exposição Mar de Espelhos, os visitantes também podem visitar o novo Globo Experience (GEX).
A experiência interativa baseada nos 60 anos da Rede Globo permite ao público passear por cenários de novelas, ver de perto fantasias utilizadas no The Masked Singer Brasil e imergir na programação do canal.
A mesma estratégia está sendo utilizada pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, que ampliou, até dia 10 de agosto, seu horário de funcionamento e também incorporou novas atrações para o público.
Além do funcionamento diário das 7h30 às 22h, com última entrada às 20h30, o atrativo recebe visitantes com atividades temáticas para crianças, como a experiência inspirada no novo filme de “Como Treinar o Seu Dragão” – que está em seus últimos dias –, além de sessões de bem-estar matinais com a Bodytech e apresentações musicais no anfiteatro nas noites de segunda a sexta-feira.
A programação musical, batizada de “Música no Morro”, vai até 8 de agosto e inclui sessões de samba, jazz e DJs ao entardecer.
A Orla Rio, por sua vez, aproveita a alta no fluxo mantendo foco na qualidade de um evento já consagrado na capital: o festival Sabores da Orla.
Em sua 8ª edição, o evento reúne mais de 150 quiosques, seis categorias competitivas e tem a sustentabilidade como novo critério de avaliação, incentivando o uso de ingredientes locais, a redução do desperdício e a produção local.
O prêmio, que está integrado ao calendário oficial da cidade, é uma opção para turistas que buscam conhecer a fundo a gastronomia do Rio de Janeiro a preços acessíveis.
A programação se estende por todo o litoral carioca, do Leme ao Pontal, até o dia 31 de julho.
A temporada de observação de baleias-jubarte, que ocorre anualmente entre junho e agosto, já começou no litoral carioca. A C2Rio Tours & Travel a vê como oportunidade para proporcionar aos turistas uma experiência de conexão com a natureza.
A empresa oferece passeios com saídas da Marina da Glória aos fins de semana sempre às 6h da manhã. As excursões contam com grupos reduzidos e têm duração média de 3 a 4 horas.
Além das jubartes, os visitantes podem avistar golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas. Paradas para mergulho são uma possibilidade e a atividade é acompanhada por guias especializados.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube