Bússola

Um conteúdo Bússola

Estação ferroviária de Taubaté recebe R$ 6,2 milhões para restauração

A ideia é que as obras sejam concluídas em 12 meses para oferecer um ambiente de inovação aberta com foco na economia criativa e cidades inteligentes

Antiga estação foi inaugurada no século 19 (Bússola/Divulgação)

Antiga estação foi inaugurada no século 19 (Bússola/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 18h45.

Com a missão de desenvolver projetos que fortaleçam os âmbitos socioculturais e econômicos nos municípios, ações e iniciativas voltadas para a sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento humano, o Instituto I.S recebeu um investimento de R$ 6,2 milhões para a restauração do prédio principal complexo ferroviário de Taubaté e sua plataforma de embarque. A iniciativa está sendo viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) junto aos apoiadores financeiros BNDES, EDP, MRS e Gestamp.  A meta é fazer da estação um ambiente de inovação aberta com foco nas indústrias criativas, tecnologia, turismo e cidades inteligentes.

Denominado Estação do Conhecimento, o espaço irá impulsionar iniciativas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico. “Esse tipo de atuação é fundamental para a sociedade e a economia. Estimulamos a captação de recursos humanos e materiais para atender importantes demandas que, por vezes, o Estado não consegue absorver. Nesse caso, podemos dizer que o terceiro setor é também responsável por gerar empregos, resgatar a essência histórica e cultural dos locais, criar oportunidades de aprendizados com foco nas novas profissões junto aos jovens  e participar democraticamente no exercício da responsabilidade social e cidadania”, afirma Rodrigo França, fundador e presidente do Instituto I.S.

Todo o planejamento da Estação vem sendo construído para, em 12 meses, ser um hub de inovação e conteúdo, cumprindo seu papel de empoderar a sociedade de forma que ela se desenvolva muito além do fator econômico. “Vamos planejar um espaço dedicado à inovação aberta, com auditório, coworking, laboratórios de mobilidade, segurança cibernética, cultura maker, economia criativa e turismo”, conta o presidente do I.S.

História

Inaugurada em meados do século19, a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) – Estação Taubaté, por muitos anos, foi o principal meio de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. A estação funcionava como carga e descarga de mercadorias, além de servir como transporte para passageiros, entre eles, o presidente Getúlio Vargas. Datado de 1923, o complexo documenta a história da industrialização paulista e seu valor simbólico para a construção da identidade cultural da população local, especialmente no período do Ciclo do Café.

Em 2021, o Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté foi declarado Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo. Agora, em 2023, o objetivo é oferecer um ambiente de inovação aberto com foco na economia criativa e cidades inteligentes. “Seremos os primeiros no Brasil e o segundo no mundo a trazer esse ambiente dentro de uma estação ferroviária. Este capítulo é a continuação de uma história de mais de 3 séculos de legado em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento”, diz o presidente.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Grupo Petina lança primeiro operador logístico do Brasil focado em marketplace

Há espaço para todos no mercado, mas é preciso jogar as regras do jogo

Bússola & Cia: Árago Dermocosméticos projeta crescer 40%

Acompanhe tudo sobre:FerroviasMobilidadeInvestimentos-pessoais

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença