Brasil

Vice-líder do governo vai propor volta de doação empresarial

Beto Mansur disse que vai apresentar um projeto nesta terça-feira (3) para regularizar a doação de empresas para as eleições de 2018

Beto Mansur: o deputado encontrou brechas no julgamento que proibiu o financiamento privado em 2015 (Facebook Beto Mansur/Divulgação)

Beto Mansur: o deputado encontrou brechas no julgamento que proibiu o financiamento privado em 2015 (Facebook Beto Mansur/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de outubro de 2017 às 19h12.

Brasília - Faltando apenas cinco dias para acabar o prazo para mudanças na legislação eleitoral, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) ainda não desistiu de conseguir aprovar a volta do financiamento privado de campanha.

Vice-líder do governo e próximo ao presidente Michel Temer, Mansur disse que vai apresentar um projeto nesta terça-feira, 3, para regularizar a doação de empresas para as eleições de 2018.

O deputado afirmou que se debruçou nos últimos dias sobre os votos de cada ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e encontrou brechas no julgamento que proibiu o financiamento privado em 2015.

Para ele, há espaço para que o tema seja discutido esta semana via projeto de lei e não necessariamente através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Pelo entendimento atual, como as doações de empresa foram consideradas inconstitucionais pela Corte, somente uma PEC poderia regularizar a situação.

Mansur afirma também que, com o debate do projeto na Câmara, o Senado poderia ser pressionado a aprovar a PEC que tramita na Casa e já foi votada pela Câmara.

Não há, no entanto, nenhum sinal de que os senadores irão retomar este assunto. Na semana passada, o Senado aprovou a criação de um fundo público de campanha.

O projeto, no entanto, ainda não foi votado na Câmara, onde os deputados tentam entrar em um acordo sobre a proposta.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosEleições

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'