Brasil

Vice de Boulos, Sônia Guajajara crítica troca no comando da Funai

Após pressão da bancada ruralista, governo nomeou ex-subsecretário do Ministério dos Transportes Wallace Moreira Bastos como presidente da Funai

Sônia Guajajara: "Nós temos que lutar por nós, para fortalecer a democracia e garantir os nossos direitos" (Nunah Alle/PSOL/Divulgação)

Sônia Guajajara: "Nós temos que lutar por nós, para fortalecer a democracia e garantir os nossos direitos" (Nunah Alle/PSOL/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2018 às 16h13.

Brasília - Pré-candidata a vice-presidente pelo PSOL, a liderança indígena Sônia Guajajara, criticou nesta terça-feira, 24, a troca no comando da Fundação Nacional do Índio (Funai) após pressão da bancada ruralista.

Ao lado de Guilherme Boulos, que encabeça a chapa, Sônia também fez críticas ao atual governo e à paralisação da demarcação de terras indígenas. "Nós temos que lutar por nós, para fortalecer a democracia e garantir os nossos direitos", disse em discurso durante atividade no Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília. O evento é promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cuja coordenação é de Sônia Guajajara.

Nesta terça-feira, o governo publicou a nomeação do ex-subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério dos Transportes Wallace Moreira Bastos como presidente da Funai, no lugar do general Franklimberg Ribeiro Freitas, que deixou o posto na semana passada após reclamações da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que representa a bancada ruralista no Congresso Nacional.

Conforme antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a escolha de Wallace Moreira Bastos foi definida ontem pelo presidente Michel Temer, atendendo a pleito do PSC, com apoio da bancada ruralista. O nome de Bastos foi levado ao Palácio do Planalto pelo líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE).

Acompanhe tudo sobre:IndígenasPSOL – Partido Socialismo e LiberdadeEleições 2018Guilherme Boulos

Mais de Brasil

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'

Lula chama PEC da Blindagem de 'equívoco histórico' e diz que arquivamento era 'previsível'